COMUNICADO Nº 001/2026

LEMBRETE E RETIFICAÇÃO DOS LOCAIS DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA (AGE) EM 29/04/2026 Com base no Edital de Convocação divulgado em 17/04/2026, lembramos a todos sobre a AGE que será realizada no dia 29 de abril de 2026, em formato presencial multicampi, confirmando manutenção e retificação dos locais conforme abaixo: Locais mantidos: •⁠ ⁠Campus São Paulo e Guarulhos: Sede da Adunifesp (R. Napoleão de Barros, 837/841). … Continuar lendo COMUNICADO Nº 001/2026

Contra o encerramento dos trabalhos do GT de Regulamentação do Trabalho Docente e em Defesa da Democracia na UNIFESP

Nesta terça, dia 7 de abril, a comunidade acadêmica foi surpreendida por uma decisão de extinção sumária do Grupo de Trabalho (GT) de Regulamentação do Trabalho Docente, comunicada pela coordenadora do GT. A medida causa estranhamento. Este GT foi o braço operativo responsável pelas duas versões da minuta da resolução, participou de debates em diversas congregações e Conselhos de Campus. A tarefa principal do grupo … Continuar lendo Contra o encerramento dos trabalhos do GT de Regulamentação do Trabalho Docente e em Defesa da Democracia na UNIFESP

Basta de ódio e agressões: em defesa da Unifesp contra o autoritarismo!

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo manifesta sua perplexidade e preocupação diante dos ataques ocorridos recentemente em nossa instituição. No último dia 12, a sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e de Centros Acadêmicos (CA) do Campus São Paulo foi alvo de vandalismo com frases racistas e de ódio, de autoria ainda desconhecida. Nesta semana, em um novo ataque, o Campus Guarulhos recebeu a visita desrespeitosa e violenta do vereador de Guarulhos, Kleber Ribeiro (PL), acompanhado de sua escolta, resultando em estudantes agredidos fisicamente.

Continuar lendo “Basta de ódio e agressões: em defesa da Unifesp contra o autoritarismo!”

Proposta de Moção ao Consu pelo fim do genocídio em Gaza e pela ruptura de relações com Israel

Uma proposta de moção pelo fim do genocídio em Gaza e pela ruptura de relações do Brasil com Israel foi submetida ao Consu da Unifesp. A iniciativa partiu de docentes, TAEs e estudantes que participam da Rede Unifesp de Solidariedade ao Povo Palestino. A diretoria da Adunifesp, seus diretores e inúmeros apoiadores subscrevem a proposta submetida (vejam abaixo). Ela deve ir a voto na reunião do Consu do dia 10/09/2025.

Continuar lendo “Proposta de Moção ao Consu pelo fim do genocídio em Gaza e pela ruptura de relações com Israel”

Nota de solidariedade da ADUNIFESP a Alessandra Teixeira, Camila Dias e Lidiane Soares, docentes da UFABC, diante da violência sofrida no exercício de suas atividades acadêmico-profissionais

Foi com tristeza e preocupação que a ADUNIFESP recebeu a notícia de que docentes da UFABC têm sido vítimas de perseguição e assédio praticados por um estudante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC.

Continuar lendo “Nota de solidariedade da ADUNIFESP a Alessandra Teixeira, Camila Dias e Lidiane Soares, docentes da UFABC, diante da violência sofrida no exercício de suas atividades acadêmico-profissionais”

Não ao racismo na PUC! Toda solidariedade ao professor Reginaldo Nasser

O professor Reginaldo Nasser foi vítima de ataques racistas na PUC-SP na semana passada. Sendo pesquisador da área de Conflitos Internacionais/Geopolítica do Oriente Médio e docente da PUC há mais de 35 anos, ele foi alvo de pichações espalhadas no campus da universidade: “A PUC não é para árabes: hora de limpar as RI”. “A PUC é nossa! A reitoria é nossa!” Em meio a tais frases, a estrela de seis pontas (da bandeira de Israel) aparece algumas vezes.

Continuar lendo “Não ao racismo na PUC! Toda solidariedade ao professor Reginaldo Nasser”

NOTA DA AG DOCENTE SOBRE QUEIXA-CRIME DA SPDM CONTRA CONSELHEIROS DA UNIFESP

A Assembleia Geral Docente, reunida no dia 13 de junho de 2023, tomou conhecimento do processo criminal apresentado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) contra quatro membros do Conselho Universitário da Unifesp, por calúnia e difamação, devido a falas em sessões do CONSU no ano de 2022.

Continuar lendo “NOTA DA AG DOCENTE SOBRE QUEIXA-CRIME DA SPDM CONTRA CONSELHEIROS DA UNIFESP”

SOLIDARIEDADE AOS MEMBROS DO CONSU VÍTIMAS DE TENTATIVA DE CRIMINALIZAÇÃO PELA SPDM

O Conselho Universitário é a instância máxima de nossa instituição. Assim como, todos os órgãos colegiados, é essencial para a gestão democrática das instituições de ensino superior para evitar que a coisa pública e a educação sejam capturadas por interesses privados ou aqueles meramente particulares.

Continuar lendo “SOLIDARIEDADE AOS MEMBROS DO CONSU VÍTIMAS DE TENTATIVA DE CRIMINALIZAÇÃO PELA SPDM”