SOLIDARIEDADE AOS MEMBROS DO CONSU VÍTIMAS DE TENTATIVA DE CRIMINALIZAÇÃO PELA SPDM

O Conselho Universitário é a instância máxima de nossa instituição. Assim como, todos os órgãos colegiados, é essencial para a gestão democrática das instituições de ensino superior para evitar que a coisa pública e a educação sejam capturadas por interesses privados ou aqueles meramente particulares.


Debates acalorados, desde que dentro dos limites do respeito e da civilidade, fazem parte da democracia e do trabalho coletivo. Por isso a liberdade de pensamento e de expressão são essenciais. Em instituições de ensino, há ainda o seu caráter educacional e pedagógico, no qual se impõe aos mais velhos a responsabilidade de orientar os mais jovens.
Ao tomarmos conhecimento de que a SPDM apresentou queixa-crime contra uma servidora do Campus São Paulo e três estudantes, todos membros do Conselho Universitário da Unifesp, por comentários a respeito desta entidade privada numa sessão do Consu, ficamos negativamente surpresos com o caminho tomado para solução de divergências internas, ainda mais considerando que a SPDM não possui assento no Conselho.
Entendemos que o apelo a instâncias de polícia e justiça para mediar relações da gestão pública em instituições de ensino se configura uma grave anomalia. Em defesa da democracia universitária, da comunidade e da representatividade de todas as categorias, a Adunifesp apresenta sua solidariedade aos conselheiros vítimas dessa tentativa de criminalização e encaminha à Presidência do Consu a solicitação no sentido de convocar uma sessão extraordinária, em caráter de urgência, com pauta única para debater o tema.

São Paulo, 2 de junho de 2023
Diretoria da Adunifesp