HOMENAGEM A CARLOS BELLO

Carlos Bello, ou Carlão como era chamado por alguns de nós, nos deixou. Lutou de forma incansável e otimista durante meses contra uma doença extremamente agressiva que acabou finalmente por vencê-lo nesta terça-feira. A maneira altiva e corajosa com a qual enfrentou a enfermidade é algo que ecoa quem foi o ser humano Carlos: a sua garra, sua disposição perante a vida, sua dedicação abnegada às atividades que ele assumia a responsabilidade.

Quem conheceu, conviveu e aprendeu com Carlos pode testemunhar essas e outras de suas qualidades. Carlos era antes de tudo um sujeito de caráter e sabedoria. Mesmo os seus momentos de certa meticulosidade e teimosia acabavam por se mostrar no final momentos de um profundo compromisso ético e de uma atinada inteligência. Carlos levava muito a sério os seus compromissos acadêmicos e sindicais, sem por isso perder a alegria, simpatia e o bom humor que era uma outra marca registrada sua. Com isso, Carlos era e sempre será para nós um exemplo, um impulso, um amigo, uma lembrança viva que nos ajuda a avançar mesmo em meio aos obstáculos e dificuldades.

O nome de Carlos Bello confunde-se com o nome da Adunifesp. Diretor em inúmeras gestões e em diferentes cargos, ele foi responsável não apenas por impulsionar inúmeras atividades e tarefas, como também filiou e trouxe para a diretoria diferentes colegas que acabaram também por ajudar a construir a nossa Associação. Nisso, também, Carlos foi antes de tudo um professor: paciente, atencioso e prestativo. Ao mesmo tempo e por outro lado, o professor e militante Carlos sempre esteve a anos-luz de uma postura professoral ou pedante. Como bom professor, Carlos sabia ouvir e ser convencido e estava sempre cioso em aprender com os demais.

Não havia tempo ruim para Carlos Bello. Mesmo já bastante debilitado pela doença, quem pode privar de sua companhia nos últimos meses notou que ele prosseguia debatendo com o mesmo vigor os diversos temas que sempre amou discutir. A melhor homenagem que podemos oferecer a Carlos é deixar viva na memória sua intensa luta: sua luta por uma sociedade e Universidade melhores, sua luta pela vida e alegria.

Carlos, presente!