INFORME ADUNIFESP – URGENTE

Adiamento da Assembleia Geral Docentes para 02/04: Campanha Salarial e votação sobre Greve Nacional do Magistério Superior Federal/Andes-SN.

A diretoria da Adunifesp, reunida no dia 25/03/2024, decidiu adiar a Assembleia Geral (AG) de docentes (prevista para o dia 27 de março) para 02 de abril (próxima 3ª feira). Isso para permitir uma melhor preparação e convocação dessa AG, pois ela terá de tomar decisões críticas relativas à campanha salarial: indicativo de greve nacional, apreciando a nova decisão do Setor das ADs das Federais do ANDES-SN: se aceitará (ou não) data de deflagração da greve.

Campanha salarial e – ainda mais a (possibilidade de uma) – greve implicam mobilização e luta presencial da categoria docente (comado e comitês de mobilização, passeatas, caravanas, aulas públicas etc.), não podem em geral ser realizadas online. Por isso, foi sugerido na última AG (13/03), que nas próximas AGs, o voto fosse presencial – já que aqueles que votam sobre greve precisariam demonstrar comprometimento com a luta presencial. Embora isso não tenha sido votado, nem decidido, a diretoria entende a importância da preparação das condições para que – mesmo que ainda não nesta, ao menos nas próximas AGs – garanta-se a participação presencial numa estrutura  multi-campi.

Para garantir que o maior número possível de docentes (associados ou não à Adunifesp) possa participar presencialmente, as próximas assembleias (ao menos durante a campanha salarial) serão realizadas simultaneamente em salas nos diversos campi (se possível em todos: Vila Clementino, Guarulhos, Osasco, Diadema, ICT, ZL, Baixada) interconectadas (online) entre si. Para montar esta estrutura, a diretoria da Adunifesp (com ajuda de colegas nos campi) necessitará de alguns dias a mais de preparação – tanto para a organização logística, como para a convocação política, garantindo o maior quórum possível. Com base nisso, decidiu-se transferir a data da assembleia para o dia 02 de abril, meio-dia.