02/04 – 12h – Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp

Na próxima terça-feira a Adunifesp realizará a Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp às 12h simultânea em todos os campi da Unifesp. A pauta proposta será: 1) Campanha Salarial; 2) Verbas à Universidade; 3) Calendário de mobilização; 4) Indicativo de greve. Participe presencialmente!

Colegas docentes da Unifesp,

A Adunifesp convoca Assembleia Geral (AG) nesta 3ª feira, ao meio-dia. Nela, docentes – associados ou não – estão chamados a participar, deliberar e construir coletivamente a Campanha Salarial unitária dos Servidores Federais e a luta por melhores condições de trabalho.

Com salários reais corroídos pela inflação em mais de um terço do valor de 2016, docentes já não conseguem manter seus orçamentos e compromissos familiares. Metade do (muito bem-vindo) reajuste de 9% obtido no ano passado, além de insuficiente, foi já queimado pela inflação de 2023. À reivindicação de reajustes de 34% (em parcelas de 10,3% neste e nos próximos dois anos) foi respondida pela Mesa de Negociação com 0% neste ano e 4,5% nos próximos dois.

Docentes lutaram para derrotar o governo Bolsonaro – inimigo dos Serviços e da Universidade Pública – garantindo a eleição do atual governo. Mas o Novo Arcabouço Fiscal dificulta muito qualquer reajuste salarial e/ou urgente suplementação de verbas às IFEs, cuja expansão (bloqueada pelo golpe de 2016) segue enfrentando graves desafios – com obras inacabadas, falta de laboratórios e verbas a pesquisa. Para piorar, os derrotados de 2022 (o Centrão) sequestrou parte do Orçamento para si, dobrando as Emendas Parlamentares, o Fundo Eleitoral etc. O governo havia acenado com possível negociação no Congresso de rearranjo orçamentário a reajuste de Servidores em 2024, caso as receitas subissem neste início de 2024 – algo que de fato ocorreu. Sindicatos demandam a antecipação da reunião da Mesa com imediata contraproposta do governo.

Na última AG Adunifesp, docentes indicaram a disposição de intensificar a luta, com atos e mobilizações dentro e fora da Universidade, caravana a Brasília para pressionar parlamentares e a Mesa – e, inclusive se necessário (para destravar o impasse do reajuste zero), com uma greve unificada de Servidores (ainda sem data, a ser construída). O Setor das IFEs do Andes-Sindicato Nacional sugeriu (à nova rodada de assembleias pelo país afora que ocorre nesta semana) greve a partir do dia 15/04. Tais propostas de luta,– bem como outras complementares e/ou alternativas – que já foram levantadas nas assembleias locais de campi (como a construção de Comandos de Mobilização por campi) ,ou que venham a surgir no debate entre docentes Unifesp – devem ser apreciadas e democraticamente deliberadas nesta AG de 3ª feira.

Para que seja possível transformar a AG em um instrumento de organização do movimento (com construção da mobilização, divisão de tarefas entre colegas nos campi), a Adunifesp chama e apela a cada um(a) de nós para, se possível, comparecer pessoalmente a uma das Salas Presenciais disponíveis (com equipamento de teleconferência). As salas estarão todas interconectadas (online), garantindo uma única assembleia simultânea. Quem estiver longe de seu campus, pode se dirigir a outro mais próximo para participar normalmente.

Assembleia Geral Adunifesp: Campanha Salarial
Locais presenciais:
Campus SP: Sede da Adunifesp
Diadema: Sala 37 – Prédio de Acesso
Baixada: Sala 227 no ISS
Guarulhos: Aud. Carlos Bello (Térreo, Prédio Acadêmico)
SJC – ICT: Pq Tecnol. 4o andar, sala de conferência
Osasco: Sala 113