Carta de apoio à chapa “Unidade na Luta” ANDES-SN

A diretoria da ADUNIFESP vem por meia desta convidar os seus associados a votarem na chapa 1 do ANDES “Unidade na luta” nas eleições que ocorrem agora dias 10 e 11 de maio. À despeito do fato da eleição ter chapa única, pensamos que é fundamental que tenhamos o maior número de votos nestas eleições. Na difícil conjuntura política do país – marcada por uma tentativa de golpe contra a democracia e por ataques às organizações sindicais e do movimento social – é essencial fortalecermos e legitimarmos o ANDES como o nosso Sindicato Nacional.
Ademais temos acordo com grande parte das bandeiras defendidas pela chapa “Unidade na luta”, como, por exemplo, a  defesa da Universidade Pública e Gratuita, a luta contra a precarização da carreira docente, o rechaço às propostas privatizantes contidas em iniciativas como a do Novo Marco de Ciência e Tecnologia e o combate contra o ataque aos nossos direitos trazido pelo PLP 257 em trâmite no Congresso Nacional. No último período, tanto colegas da atual gestão como colegas da chapa que será eleita vieram à UNIFESP para discutir e construir conosco iniciativas nesse sentido. Temos ainda uma colega da UNIFESP, a Ana Maria Estevão, da Baixada Santista que compõe a chapa “Unidade na Luta”.
Temos, por certo, uma diferença importante com a atual gestão do ANDES e a chapa que é sua continuidade. Assim como outras Seções Sindicais – como por exemplo a Adusp – a Adunifesp acredita que é necessário que a diretoria do ANDES se incorpore plenamente nas mobilizações que milhares de docentes das Universidades Federais tem realizado contra o golpe e os ataques à democracia em curso. Por isso estabelecemos um diálogo com a próxima gestão para que ela reveja a posição expressa na nota política do ANDES onde a diretoria da entidade optou por não se incorporar nesta ampla campanha. Justamente porque sabemos da força e da história combativa de nossa entidade nacional – outro motivo a mais para defendê-la e chamar voto na chapa “Unidade na Luta” –  cremos que é fundamental reverter este equívoco para que o ANDES assuma o protagonismo que lhe cabe nesta luta.

A Diretoria da Adunifesp