Moção de apoio às ocupações das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (ETEC’s)

A Adunifesp-SSind manifesta-se em apoio à luta dos estudantes das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (ETEC’s), por considerar legítima as reivindicações por melhores condições de ensino e aprendizagem, em específico sobre as condições de alimentação, cobrando abertura de investigações sobre as denúncias de desvios na merenda escolar. As ocupações fazem parte do fundamental movimento de luta pela garantia do direito à educação, com condições para tal e pela transparência do uso dos recursos públicos. Movimento que ganha corpo ainda em 2015 em resistência à proposta arbitrária, sem consulta aos sujeitos envolvidos, de “reorganização escolar”, que sob o pretexto de otimização orçamentária e garantia de melhores condições pedagógicas aos ciclos de ensino, ampliaria a precarização das condições de ensino e de trabalho dos servidores estaduais, fechando escolas, cortando cargos e exigindo maiores deslocamentos dos alunos, famílias e funcionários.

 

Mesmo com a conquista estudantil da suspensão da “reorganização escolar”, muitas medidas previstas na proposta vencida pela resistência política foram encaminhadas  a mando do governador Geraldo Alckmin pelo Secretário de Educação José Renato Nalini como o fechamento de pelo menos 600 salas de aula no Estado de São Paulo. A luta política com a pauta da merenda escolar mostra-se ainda mais importante nesse contexto pois continua dando corpo à resistência aos ataques que vêm sofrendo a educação pública.

 

A Adunifesp-Ssind reforça o apoio aos estudantes das ETECs e rechaça qualquer forma de repressão ao movimento, principalmente aquela que usa da violência policial.

 

Adunifesp-SSind