Só uma Chapa tem pedido de registro aceito nas eleições do Andes

A Comissão Eleitoral Central/Eleições Andes-SN 2010 – CEC aceitou o pedido de registro definitivo de apenas uma das duas chapas que havia requerido o registro provisório durante o 29º Congresso da categoria docente, realizado em Belém (PA), de 26/1 a1/2. Trata-se da Chapa 1 – “Andes Autônoma e Democrática” que, em prazo regimental hábil, cumpriu todas as exigências necessárias para pleitear o registro definitivo, conforme prevê o Regimento Eleitoral, aprovado pela plenária do 29º Congresso, e o Estatuto do Andes-SN.

Entre essas exigências está o protocolo da nominata completa dos 83 candidatos à diretoria, a entrega de termo de compromisso original assinado por cada candidato e a cópia de documento de identificação. A homologação definitiva da Chapa 1, entretanto, só se dará após a conferência, junto às seções sindicais de origem dos candidatos, se os mesmos atendem à data limite de sindicalização, que é o dia 15/10/2009, e a data limite de quitação da contribuição financeira, que é 15/12/2009.

Já a Chapa 2 – “Andes para os Professores”, teve, por unanimidade, seu pedido de registro definitivo rejeitado pelos membros da CEC. A nominata estava incompleta, com o registro dos nomes de apenas 67 candidatos. Destes, 12 postulavam cargos em regionais diferentes da base territorial das seções sindicais as quais estão vinculados. Por fim, 16 dos termos de compromisso entregues não eram originais ou não apresentavam documentos para comprovação da autenticidade da identidade e assinatura.

A CEC é presidida pelo 1º tesoureiro do Andes-SN, José Vitório Zago. Tem como representante da Chapa 1 o professor Antônio de Pádua Bosi e, como representante da Chapa 2, o professor Adson Ferreira da Rocha. Os docentes Maria do Céu de Lima e Adilson Gil Tavares, eleitos pela plenária do 29º Congresso, participam representando a base da categoria.

Fonte: Andes-SN