Carta da Diretoria sobre as mudanças na arrecadação da Adunifesp

Prezado Associado,

Em Assembléia Geral realizada no dia 04 de fevereiro de 2010, a Adunifesp apresentou aos docentes presentes sua atual situação financeira. A partir de fevereiro de 2009, em razão da reestruturação salarial do magistério superior implementada pelo Governo Federal, nossa entidade passou por uma redução em suas receitas. Até então, a contribuição mensal de cada associado era de 1% sobre o Vencimento Base mais 1% da Gratificação de Atividade Executiva (Gae), que era equivalente a 140% do valor do vencimento base. Com a reestruturação salarial a GAE foi incorporada ao vencimento base, porém, com redução de 30% em seu valor. Com isso, a contribuição dos docentes e, conseqüentemente a arrecadação da Associação, reduziram em igual proporção, 30%.

Como a reestruturação alterou completamente o contracheque dos docentes da universidade, a Diretoria da Adunifesp propôs à Assembléia Geral uma mudança na contribuição dos associados, no sentido de a receita da entidade retornar ao patamar de fevereiro de 2009, antes da incorporação da GAE. A proposta apresentada defendia uma contribuição de 1% do Vencimento Base mais 1% da Gratificação Específica do Magistério Superior (GEMAS), criada a partir da reestruturação salarial. Após debate entre os presentes na Assembléia, a proposição foi aprovada por unanimidade e decidiu-se informar por carta cada um dos associados. Além disso, aprovou-se também que a Adunifesp encaminhe uma campanha de sindicalização, principalmente entre os docentes ingressantes na Unifesp, a maioria dos novos campi.

Esperamos contar com a compreensão e o apoio de todos os associados. Aguardaremos um período de 15 dias antes de encaminharmos a decisão ao RH para que informe ao SIAPE. Esse período foi estipulado para que o docente possa se manifestar caso não concorde com tal alteração. Ressaltamos que tal medida é fundamental para garantir que a Adunifesp continue representando e organizando o movimento docente na Unifesp. A previsão de alteração da arrecadação nos contracheques dos associados é Maio próximo. Lembramos mais uma vez que a contribuição apenas retornará ao patamar anterior a fevereiro de 2009. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento que se fizer necessário.

Agradecida pela atenção,
Maria José da Silva Fernandes
Presidente da Adunifesp-SSind.