Nota sobre o Ato Conjunto das Categorias da Unifesp em Defesa da Universidade Pública e Gratuita em 22 de setembro de 2016

ato_22_09_img01

Nesta quinta-feira, dia 22 de setembro de 2016, foi realizado o Ato Conjunto das Categorias em Defesa da Universidade Pública e Gratuita em frente ao Anf. Leitão da Cunha no campus São Paulo. O Ato contou com a presença de amplo público e representantes das associações de cada categoria – Adunifesp-docentes, APG-pós-graduandos, Aremulti-residentes multiprofissionais e Sintunifesp-Tecnicos administrativos. Foi um dia nacional de paralisações, convocado pelas centrais sindicais frente a atual conjuntura política de ataque aos direitos e serviços públicos através de um governo ilegítimo.

ato_22_09_img02-jpg

Nesse sentido as falas dos representantes ressaltaram as perdas que estão no horizonte da universidade pública e da saúde pública com, por exemplo, a proposta de emenda constitucional nº241, que congelará os investimentos públicos em educação e saúde por 20 anos, o que efetivamente se traduz em redução drástica desses serviços, haverá necessariamente fechamento de universidades e hospitais públicos. Somado a essa proposta aquelas que flexibilizarão e precarizarão as condições de trabalho sob o falso pretexto de “modernização” das leis trabalhistas e a reforma previdenciária, reduzindo as pensões e aumentando a idade mínima para aposentadoria, compõe um quadro de ampla e profunda mudança na forma como os serviços públicos estão organizados. A agenda de ataques em andamento precarizará os serviços públicos abrindo espaço para as privatizações. A estabilidade do servidores da universidade e hospital públicos está ameaçada assim como os próprios serviços oferecidos à população.

ato_22_09_img03

O Ato terminou com a convocação da comunidade universitária ali presente para a continuidade de mobilização naquele dia, junto a outros setores da sociedade organizados para o grande ato na av. Paulista. E para compor no próximo dia 29, um dia de greve geral contra a perda de direitos, em acordo com a convocação das centrais sindicais e compondo forças com aqueles setores e categorias já em greve como os bancários e petroleiros.

Adunifesp-SSind