Nota sobre a Assembleia Geral Extraordinária dos Docentes da Unifesp realizada em 20/09/16

nta_ag_22-09

Nesta terça-feira, 20 de setembro de 2016, foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária dos Docentes da Unifesp para discutir estratégias de mobilização frente a atual conjuntura política a partir dos informes e encaminhamentos das atividades e assembleias locais nos campi da universidade.

A Assembleia contou com a presença de 10 docentes incluindo o prof. José Vitório Zago, atual diretor da regional São Paulo do ANDES-SN, que abriu a atividade fazendo uma análise de conjuntura e apresentando o plano de lutas do sindicato nacional a partir das deliberações do último congresso do ANDES-SN e as estratégias de mobilização seguidas pela entidade. Com destaque para posição contra a PEC 241, reforma trabalhista e reforma da previdência; adesão aos atos e paralisações de 22 de setembro em acordo com convocação das centrais sindicais, adesão ao dia de greve geral em 29 de setembro também em acordo com as centrais sindicais e organização do encontro entre as Associações Docentes de São Paulo no dia 21 de outubro para discussão e formulação de pauta de reivindicações única e novas estratégias de mobilização.

Os docentes presentes deram informes sobre as atividades locais nos campi, com destaque para a Assembleia Local no campus Baixada Santista, com mais de 50 participantes, entre docentes, estudantes e técnicos-administrativos (TAEs), que deliberaram pela paralisação das atividades acadêmicas no dia 22 de setembro e promoção de discussões sobre a atual conjuntura política durante todos os períodos do dia. E também a assembleia local do campus Osasco, que contou com cerca de 25 participantes, entre docentes, estudantes e TAEs, deliberando por uma atividade no entre-aulas do período integral e noturno do dia 22 de setembro para discussão sobre “as razões do golpe” e os “ataques à universidade pública e gratuita com a PEC 241”.

Ao final da Assembleia foram realizados três encaminhamentos: 1) Participação nos atos do dia 29 de setembro, dia de greve geral convocado pelas centrais sindicais; 2) Realização de materiais de divulgação e explicação sobre os motivos da mobilização docente para o dia 22 de setembro, com destaque para os ataques da PEC241; 3) Organização de novos atos e atividades locais nos campi a combinar entre docentes representantes dos campi e a diretoria da Adunifesp.

Diretoria da Adunifesp-SSind