Nota sobre as paralisações nos campi da Unifesp neste dia 22 de setembro, dia nacional de luta por nenhum direito a menos

panfletoadunifesp-teste02

Além do Ato Conjunto das Categorias da Unifesp realizado no campus São Paulo, nesta quinta-feira 22 de setembro, foram realizadas paralisações e atividades nos campus da Baixada Santista e Osasco, com a mesma proposta de se discutir os ataques à universidade pública nesta atual conjuntura política.

img-20160923-wa0009

Na Baixada Santista foi um dia de paralisação das atividades acadêmicas para mobilização e debates, no período da manhã os docentes reunidos em suas respectivas comissões de curso discutiram, em pauta única, análises da conjuntura política e posteriormente cerca de 60 docentes realizaram uma roda de conversa aberta a toda comunidade com o mesmo tema.

img-20160923-wa0022

No período da tarde, o prof. Janes Jorge, docente do campus Guarulhos abriu as atividades com fala qualificada sobre as PEC 241 e PLP 257 que ameaçam os serviços públicos como educação superior e saúde públicas. Nessa atividade estavam presentes cerca de 130 pessoas entre docentes, estudantes, pós-graduandos e técnicos-administrativos, contou também com a presença de um representante do Sindicato dos Bancários, categoria em greve, fazendo também análise da conjuntura política de retirada de direitos sociais pela agenda neoliberal e prof. Emiliano do Instituto do Mar apresentando uma análise crítica sobre os impactos do novo Marco de Ciência, Tecnologia e Inovação para as pesquisa.

img-20160923-wa0023

Já no período da noite, foram reproduzidas as atividades da tarde a um novo público, nova discussão sobre os projetos que atacam os direitos e serviços públicos, contando com a presença de 60 pessoas, entre docentes, estudantes e técnicos-administrativos. Reforçando a adesão a este dia nacional de paralisação e contribuindo para ampla mobilização das categorias da univesp no campus da Baixada Santista.

img-20160923-wa0016

Foi tirado desse conjunto de atividades um Comitê de Luta por Nenhum Direito a Menos, reunindo representantes de todas as categorias para uma mobilização permanente diante da atual e problemática conjuntura política, deliberando pela organização de atividades semanais de mobilização, ocupando parte das atividades acadêmicas regulares do campus Baixada Santista, buscando participação de todas as unidades com estudantes, docentes e técnicos.

img-20160923-wa0005

No campus Osasco o dia 22 também foi marcado por atividades de mobilização, com início no entre-aulas do período com falas de representantes das categorias sobre a atual conjuntura política e paralisações parciais das aulas no período noturno para debate sobre o mesmo tema. Com destaque para os desdobramentos da PEC 241 em um período de baixíssima arrecadação do Estado não serão permitidos maiores investimentos na educação e nem na saúde resultando necessariamente em redução da oferta pública desses serviços à população.

img-20160923-wa0031

O ato no campus Osasco intitulado “Fora Temer! Em defesa da Universidade Pública e Gratuita”, marca posição das categorias frente a atual conjuntura política e promete ampliar a mobilização no período seguinte.

 

Adunifesp-SSind