Urgente: sobre o dia de luta 18/03 e o coronavírus

Mediante o risco de acelerado avanço da pandemia do Coronavirus, a Adunifesp informa que o ato na em Defesa da Educação programado para o Masp neste dia 18/03 deve ser cancelado (postergado) pelas entidades sindicais/estudantis organizadoras.

A diretoria da Adunifesp está acompanhando e participando das decisões coletivas que estão sendo tomadas pelas AD’s das demais universidades do país, por nosso sindicato nacional (Andes) e pelas demais entidades sindicais e populares.


Desde já e em todo o caso, adiantamos um provável ajuste na orientação aprovada nas Assembleias Locais e Geral da Adunifesp (que haviam decidido unanimemente paralisar no dia 18/03 com ida ao MASP):

– Em consonância com as demais entidades sindicais, estudantis e populares, a despeito de não realizarmos o ato no Masp, manteremos as paralisações previstas nos campi da Unifesp. E, se as aulas não forem oficialmente canceladas pelas autoridades devido à pandemia, manteremos sua paralisação para fazermos atividades locais – debates, panfletagens etc. (sem, obviamente, atos de aglomeração)

– Chamamos os colegas docentes e a comunidade universitária para não dispersarem a mobilização de preparação do (bem como no próprio) dia 18/03. Ao contrário, devemos redobrar os esforços para nas atividades (panfletagens, debates, divulgações nas redes sociais) exigirmos medidas imediatas e emergenciais do governo federal e do Congresso tais como:
1. suspensão da vigência da Emenda Constitucional 95 (que congelou as verbas da Saúde e da Educação Públicas), como, aliás, exigiu o Conselho Nacional de Saúde;
2. Liberação de recursos para o SUS,
3. Estabilidade no emprego até a normalização da situação sanitária no país;
4. Suspensão imediata da tramitação das “reformas” de Guedes no Congresso (que desvinculariam ainda mais as verbas aos serviços públicos, incluindo os de Saúde e que cortariam em 25% os salário dos servidores, além da estabilidade)
5. Ao invés, o Congresso deve apenas decidir medidas emergenciais (como as citadas acima) de combate à epidemia e defesa da população e do povo trabalhador.

– Um calendário de lutas e mobilização permanente para as próximas semanas e meses (incluindo a possibilidade de novos atos, greves e paralisações mais adiante) deve ser definido na reunião das ADs neste final de semana.

A decisão de cancelar os atos (aglomeração) de massa, como o do Masp, é difícil, dada a urgência do povo em manifestar-se contra as medidas deste governo. Mas é também necessária para lidar com a escalada de casos do Coronavirus no país (já que aglomerações representam um real risco de alastramento do número de infectados) dada a própria irresponsabilidade/descaso do governo Bolsonaro frente a mesma até o momento.

Pedimos aos colegas que mantenham-se em estado de mobilização permanente e sempre conectados aos debates coletivos do movimento docente e às nossas novas informações e chamados à mobilização dos próximos dias.

Adunifesp-Ssindical,


13/03/2020