Editorial: Continuar a luta pelo HSP 100% público

A pronta resposta do Conselho de Entidades ao projeto de Fundação Estatal de Direito Privado para o Hospital São Paulo, demonstrou que é possível mobilizar a comunidade Unifesp a partir de uma agenda de defesa da universidade pública e gratuita. A Adunifesp, em conjunto com o Sintunifesp, DCE e APG, deixou claro para a reitoria e outros defensores da fundação, que não aceitam entregar o hospital-escola da universidade a propostas aventureiras e reafirmaram: é preciso continuar a luta por um HSP 100% público.

O mesmo aconteceu em nível nacional, já que diversas entidades sindicais e populares enfrentaram o governo e rejeitaram mais essa privatização na área da saúde. Neste sentido, a macha a Brasília do dia 17 de junho foi um marco. Mesmo assim, o movimento social precisa continuar atento, já que o Projeto de Lei 92/2007 ainda não foi retirado da pauta do Congresso Nacional e representa uma grande ameaça, não só para a área da saúde, como para boa parte dos serviços públicos fundamentais.

Após essa vitória, o Conselho de Entidades deve continuar mobilizado e construir com toda a comunidade Unifesp, inclusive com a Reitoria, uma agenda positiva para resolver os principais problemas da universidade. Além disso, é preciso retomar com vigor a histórica campanha pela federalização do Hospital São Paulo.