Univercine apresenta Diário de uma busca e recebe diretora Flavia Castro

O Projeto Univercine recebe no próximo sábado, 24 de março, às 14 horas, a cineasta Flavia Castro, para a exibição de seu documentário longa-metragem, Diário de uma busca. A obra recebeu Prêmio de Melhor Documentário nos festivais do Rio de Janeiro e de Biarritz (França). O filme parte de um misterioso episódio – a morte do jornalista e militante de esquerda Celso Castro, pai da diretora – para então recompor sua trajetória de vida durante a ditadura militar. Nesta viagem, a cineasta percorre diversas cidades e países e o resultado é um documentário poderoso que combina intriga policial, testemunhos de familiares e companheiros de seu pai e o relato de uma infância vivida entre o exílio e a luta armada. Após a projeção, Flavia Castro conversa com o público sobre a criação e os bastidores do filme. A mediação é de Mauro Rovai, professor da UNIFESP.

Desde 2010, uma parceria firmada entre a Unifesp e a Cinemateca realiza sessões educativas acadêmico culturais voltadas para a formação de público e à discussão dos principais temas relativos às ciências humanas. A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, entre a Avenida Sena Madureira e o Metrô Vila Mariana. Mais informações pelo telefone (11) 3512-6111 (ramal 215) ou pelo e-mail [email protected]. A atividade é gratuita e a classificação indicativa desta sessão é 10 anos.

FICHA TÉCNICA E SINOPSE:
Diário de uma busca, de Flavia Castro
Brasil/França, 2010, vídeo digital, cor/pb, 105’
Em outubro de 1984, Celso Castro, jornalista militante de esquerda, é encontrado morto no apartamento de um ex-oficial nazista, sob circunstâncias misteriosas. A polícia sustenta que se trata de suicídio. Anos depois, o episódio é o ponto de partida para que a cineasta Flavia Castro, filha de Celso, reconstrua a história de vida de seu pai. Nesta longa viagem, percorre diversas cidades e países, cenários do exílio familiar e do fracasso de um projeto político. O resultado é um documentário poderoso e comovente que combina intriga policial, testemunhos de familiares e companheiros do jornalista e o relato na primeira pessoa de uma infância vivida entre o exílio e a luta armada. Diário de uma busca recebeu diversos prêmios, entre eles o de Melhor documentário nos festivais do Rio e de Biarritz (FR) em 2010.