Setor das Ifes do ANDES-SN define agenda de atividades para mobilização

Os representantes do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) definiram uma agenda de luta e estratégias de ação para mobilizar a base através de ações locais nas universidades, com articulação nacional, com foco no enfrentamento da intransigência do governo para a defesa da carreira docente e pela campanha salarial 2012.

Os encaminhamentos foram decididos na reunião do setor que aconteceu nesta sexta-feira (2), com a presença de 31 participantes de 26 seções sindicais e 5 diretores nacionais do ANDES-SN. Uma próxima reunião já foi programada na sequência da Grande Marcha da Jornada Nacional de Lutas dos servidores públicos em Brasília, no final de março.

Para conscientizar a categoria e politizar a luta, as seções sindicais devem receber os docentes no início do semestre letivo, com material explicativo sobre a reestruturação da carreira e também com o Informandes Especial preparado pelo ANDES-SN. Além disso, será indicado o estabelecimento de assembleias gerais permanentes nas Seções Sindicais e a interlocução com os conselhos superiores das instituições.

As Seções Sindicais irão organizar também atividades de mobilização, em conjunto com outras entidades dos servidores públicos, que serão desenvolvidas na semana da Jornada Nacional de Lutas nos estados, de 12 a 16 de março.

Em relação à tramitação do projeto de lei que trata da correção emergencial na composição remuneratória das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Ebtt), as seções devem orientar seus sindicalizados a enviar correspondência eletrônica ao deputado relator do parecer na Ctasp, aos ministérios do Planejamento e Educação, com cópia para a Associação Nacional de Dirigentes das Ifes (Andifes).

A direção nacional do ANDES-SN irá subsidiar as ações da base e para isso produzir uma síntese atualizada sobre a tramitação do PL 2203/2011. Na Câmara, pressionar as lideranças partidárias e comissão de Educação para a tramitação do projeto e também retomada das negociações da reestruturação da carreira docente. Neste mesmo sentido, o ANDES-SN irá solicitar uma audiência com a Andifes.

Confira a agenda de mobilização:

3 e 4 de março – Plenária/Seminário da Cnesf;
5 a 29 de março – Período de Assembléias Gerais das Seções Sindicais para avaliar as ações do governo e debater qual a resposta do movimento;
12 a 16 de março – Mobilização nos estados, concentrando em atos unificados no dia 15 com as entidades representativas dos professores do ensino fundamental e médio que convocaram paralisação nesta data pela implantação do piso nacional do magistério.
13 de março – Audiência com o Ministro da Educação;
28 de março – Ato público em Brasília: Grande Marcha da Jornada Nacional de Lutas dos SPF;
29 e 30 de março – Reunião do Setor das Ifes em Brasília.

Fonte: ANDES-SN (www.andes.org.br)