Pesar e homenagem: Professora Marcia D’Alessio

A colega Marcia Barbosa Mansor D’Alessio faleceu ontem, vitimada por um câncer. Professora livre-docente do Departamento de História da nossa universidade, era referência no mundo acadêmico e historiográfico.

Seus estudos sobre Teoria da História e Historiografia buscaram pensar imbricações entre a teoria e ofício do historiador, bem como se dedicaram a problematizar o método e as contribuições de historiadores do campo da esquerda, como Caio Prado Júnior e Pierre Vilar, que dizia ser seu grande mestre. Procurava em suas pesquisas e aulas juntar a reflexão teórica com uma percepção crítica e progressista da História, bem como nunca se furtou a defender incondicionalmente a Democracia, desde seus tempos de estudante, quando militou no movimento estudantil em plenos anos de chumbo da ditadura civil-militar. Sua experiência nesta época, marcada por um tiro em uma passeata, foi recolhida pela Comissão da Verdade da Unifesp e estará disponível brevemente.


Formada pela PUC-SP, fez seu doutorado na Sorbonne sob orientação de Vilar, sobre o nacional e o populismo durante os anos Vargas. Voltando ao Brasil lecionou, entre outros lugares, na Unesp-Franca e na PUC-SP, antes de entrar na Unifesp em 2009, onde criou a área de Teoria da História e ajudou a montar a Pós-Graduação em História. Também foi figura importante para o fortalecimento da área de História nos anos de reabertura democrática, tendo sido extremamente atuante na Associação Nacional de História (Anpuh) e na formação do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação.
Por onde passou, formou inúmeros historiadores e historiadoras nos mais diferentes níveis. Docente extremamente dedicada, suas aulas eram disputadas e era professora querida por todos os estudantes, que sempre admiravam sua capacidade de aliar o rigor intelectual com a generosidade e o afeto ao ensinar. Como colega foi alguém que, mesmo já com carreira e reputação estabelecidas, não se furtava a estabelecer parcerias e a incentivar os mais jovens com sua empolgação pelo projeto de universidade que estávamos construindo.


Sempre animada com o curso, o departamento de História, o campus Guarulhos e a nossa Universidade, sua presença sincera e luminosa fará falta nestes tempos de escuridão.