Nota sobre a Reunião do Conselho de Entidades em 11 de agosto de 2016

ce_11_08-pagina001post12-08-16

No dia 11 de agosto de 2016, dia nacional em defesa da educação e saúde públicas, foi realizada uma reunião do Conselho de Entidades da Unifesp aberta e ampliada à comunidade universitária com dois pontos de pauta: 1) Conjuntura nacional e local; 2) Consulta paritária. Estavam presentes representantes da Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp-Ssind), da Associação dos Residentes Multiprofissionais da Unifesp (Aremulti), Sindicato dos Trabalhadores da Unifesp (Sintunifesp), uma representante dos estudantes no Conselho Universitário da Unifesp e membros da comunidade acadêmica das categorias docente, discente e técnicos administrativos.

A reunião foi iniciada com falas dos representantes das entidades comentando as conjunturas nacionais e locais, as dificuldades e estratégias de luta. Os representantes das entidades ressaltaram  a necessidade da mobilização contra a PEC 241 que congela os gastos públicos por 20 anos que quando associada aos cortes já realizados e implementados na saúde e educação, consolida o fim da educação e saúde pública que conhecemos. Ressaltaram também a necessidade da união e mobilização conjunta das categorias e entidades da Unifesp. Sobre a consulta paritária foi reafirmada a necessidade de convocar as categorias para participar da eleição para reitoria e assim garantir a maior proximidade da paridade possível. Um exercício democrático fundamental no presente contexto político de violação da democracia e ataques à universidade.

Como encaminhamentos as entidades e membros da comunidade universitária decidiram: 1) Marcar Audiência Pública com a reitoria da Unifesp sobre a situação financeira da universidade; 2) Debates  regulares entre as entidades sobre temas que afetam simultaneamente as categorias (primeiro debate será marcado a partir da proposta de data da Aremulti); 3) Campanha conjunta contra a PEC 241 e de incentivo à participação da consulta paritária; 4) Organizar um debate entre os candidatos à reitoria; 5) Organizar e apresentar aos candidatos à reitoria uma pauta de reivindicações comuns; 6) Moção de repúdio às manifestações e expressões de violência homofóbica e transfóbica encontradas no campus Osasco.

Entidades da Unifesp reunidas em 11 de agosto de 2016