Pelo reenquadramento dos docentes provenientes de outras universidades federais

O ingresso dos docentes na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mesmo provenientes de outras Instituições Federais de Ensino Superior, ocorre no primeiro nível de vencimento da classe A, sem continuidade na carreira do Magistério Superior.

Como trata-se de um plano de carreira comum a todas universidade federais, a Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp-SSind) defende e reivindica além do reconhecimento e reenquadramento dos docentes na classe, patamar e nível pertinente, que sejam pagos aos docentes todos os valores retroativos referentes à diferença entre os vencimentos do enquadramento na classe que ingressaram e a classe que ocupavam na Instituição Federal de Ensino Superior de origem.

“Algumas Universidades Federais já promovem o reenquadramento, tendo para isso aprovada resolução a favor dos docentes por meio de seus Conselhos Universitários. É o caso de pelo menos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Paraná e Federal do Estado do Rio de Janeiro”, afirma Prof. Rodrigo Medina, Secretário Geral da Adunifesp-SSind

Nesse sentido, a Adunifesp-SSind protocolou em 26 de junho de 2017, requerimento coletivo ao Conselho Universitário da Unifesp (CONSU) para pautar reconhecimento do direito à permanência na mesma classe, patamar e nível de carreira daqueles docentes provenientes de outras universidades federais (acesse aqui o documento na íntegra). A pauta do reenquadramento ainda não foi apreciada, nem votada pelo CONSU e segue sem previsão para tanto.

Ainda buscando a discussão e encaminhamento da pauta pelo reenquadramento a Adunifesp-SSind também requisitou reunião junto à Reitoria da Unifesp, previamente marcada em 14 de julho de 2017 para o dia 10 de agosto de 2017. Reunião cancelada pela própria Reitoria que afirmou ter “solicitado parecer da Procuradoria Federal da Unifesp e da Legislação e Normas da Pró-reitoria de Gestão com Pessoas sobre o tema, para o qual ainda não obteve resposta”.

A Adunifesp-Ssind comunica aos docentes que segue reivindicando junto à Reitoria e ao Conselho Universitário a aprovação do pleito, defendendo o respeito ao plano de carreira docente federal comum garantindo àqueles que já progrediram na carreira em outra universidade federal sigam no mesmo patamar agora na Unifesp.

Adunifesp-SSind