INFORME ADUNIFESP: NEGOCIAÇÃO DE REAJUSTE DOS SERVIDORES FEDERAIS

O Fonasefe (fórum dos sindicatos de Servidores Públicos Federais) e o Fonacate (Servidores Federais de Carreira Típica de Estado) realizaram no dia 28/02 mais uma rodada da mesa de negociação com o governo federal.

O Fonasefe rejeitou o índice emergencial parcial oferecido pelo governo para março (7,8%) e insistiu na perspectiva de reposição dos 26,9% (perdas durante o governo Bolsonaro). Reconheceu também que diante das limitações do Orçamento atual (definido pela LOA 2023, imposta por Bolsonaro/Centrão), um índice parcial (maior, contudo, do que o insuficiente 7,8%) pode ser aceito de imediato, contanto que haja o compromisso do governo de complementa-lo em janeiro de 2024 (garantindo, no total, no mínimo os 26,9%). Para garantir tal complementação, o governo teria de se comprometer a provisionar verbas específicas na LOA 2024 (esta sim de responsabilidade do governo atual – claro que a ser disputada no Congresso/Centrão).

O Fonasefe reiterou também as demandas de garantir (em isonomia com o judiciário de) reposição de perda inflacionária a todos os benefícios (não apenas auxílio alimentação, já aceito pelo governo, mas também os auxílios saúde, creche, transporte etc) e do Revogaço (várias leis, portarias, decretos etc. anti-sindicais e anti-trabalhistas e anti-serviços públicos de Bolsonaro).

Os representantes do ministério da Gestão (liderados pelo secretário do ministério da Gestão, Sérgio Mendonça) pediram mais uma semana para conversar internamente no governo e apresentar uma contraproposta, na perspectiva de ampliar os valores oferecidos. Mendonça afirmou comprometer-se a encaminhar uma proposta antes (na 6ª feira, dia 03/03) para as entidades analisarem. A nova rodada da mesa ocorrerá na próxima terça-feira, 07/03.

Ademais, o governo disse comprometer-se também a trabalhar para buscar a isonomia dos benefícios de alimentação, saúde e creche entre os servidores públicos, em curto prazo. E a dar aumento linear para todos os servidores de todos os benefícios, e não somente no salário básico. Por fim, afirmou Mendonça, o governo apresentará também uma proposta indicativos para o Revogaço.

Nos dias 04 e 05 de março as ADs das Universidades Federais do ANDES-SN realizarão uma reunião que, a partir das Assembleias de base (sendo realizadas esta semana), definirá a posição do sindicato na próxima rodada da negociação.

PARTICIPE DA ASSEMBLEIA DA ADUNIFESP: 5ª f. 02/03, 12h
Acesse pelo link: https://meet.google.com/nha-twmb-tav (Lembrando que somente serão admitidos no link com login institucional @unifesp).