AG 17/02: Retorno às atividades presenciais com segurança!

Docentes reunidos em Assembleia Geral no dia 17 de fevereiro de 2022 reforçaram o posicionamento pelo retorno às atividades presenciais com as devidas medidas de segurança sanitária. Com calendário acadêmico do retorno já definido para março no campus São Paulo e abril nos demais campi, os docentes apoiaram o retorno seguro e conclamaram à comunidade universitária a debater nas instâncias devidas a construção de melhores condições para o retorno, com prioridade para graduação em acordo com a realidade de cada campi.

Entre os pontos elencados pelos docentes para o retorno seguro das atividades presenciais da graduação destaca-se a necessidade do fortalecimento e ampliação das políticas de permanência estudantil.

Como manifesto pelo retorno seguro das atividades na universidade os docentes da Unifesp reunidos em assembleia expressam suas preocupações e reivindicações nos seguintes pontos:

  • Defendemos a volta às aulas denunciando o governo federal por realizar cortes que dificultam o retorno seguro. Nós nunca paramos, estamos trabalhando mais, temos total interesse no retorno presencial. Isso não significa que vamos encobrir os danos gerados à universidade pública pelos cortes e reformas levadas a cabo por um governo declaradamente inimigo da educação.
  • Solicitamos maior divulgação sobre máscaras: tipos, usos e adequação; mínimo necessário de níveis proteção em cada ambiente/situação; tempo máximo de uso de máscaras antes da troca etc.
  • Exigimos da universidade o fornecimento, pelo menos parcial, de itens julgados necessários pela CPEC (por exemplo, máscaras, álcool em gel, condições de distanciamento, higienização de ambiente, adequada ventilação etc.), de modo a não repassar responsabilidades e custos da instituição para servidores ou estudantes.
  • Recursos remotos já eram usados como apoio ao trabalho presencial, natural serem agora empregados em maior extensão, mas não podem ser usados para substituir atividades pedagógicas presenciais. Adesão à Educação à Distância, em qualquer percentual, não pode ser usada como instrumento de adaptação ao retorno das atividades presenciais.
  • Defendemos os termos da Normativa 90, que trata dos casos específicos de trabalho remoto por maior risco em caso de infecção, e que tais condições sejam contempladas o tempo necessário para combate à pandemia.
  • Defendemos a exigência de comprovação de vacinação às pessoas que circularão pelos espaços físicos da universidade.
  • Somos contra o uso de situações na volta ao trabalho presencial e suas consequências como justificativas para atacar direitos de servidores.
  • Apoiamos a exigência de ciclo vacinal completo.

Docentes da Unifesp reunidos em AG do dia 17/02/22