AG 17/02: Campanha Salarial Unificada aprovada!

Campanha salarial de recuperação das perdas inflacionárias foi discutida e aprovada pelos docentes da Unifesp reunidos em Assembleia Geral no dia 17 de fevereiro de 2022 com dia de luta nacional marcado para dia 16 de março de 2022.

Após apresentação dos índices de perdas salariais calculados pelo DIEESE, que chegam à 20% somente nos anos do governo Bolsonaro, agravados pelo conjunto de ataques ao funcionalismo público, como a reforma da previdência e o teto de gastos que afeta o orçamento universitário, os docentes da Unifesp encaminharam o apoio à campanha nacional unificada que reivindica a reposição imediata desse índice aos servidores públicos.

Estudos apresentados em plenária nacional do FONASEFE – Fórum Nacional de Servidores Federais já mostraram que a reajuste é legal e economicamente viável mesmo com a EC95 do teto dos gastos, uma vez que o governo já trabalha com outra emenda constitucional para dar folga ao teto (EC 113) que alcança a ordem de R$ 68 bi para 2022, montante suficiente para incluir a reivindicação da recuperação das perdas salariais.

O FONASEFE já definiu o calendário de luta e mobilização pela pauta da reposição salarial e a próxima atividade está marcada para o dia 16 de março de 2022, dia nacional de luta e paralisação dos servidores públicos federais.

Com calendário acadêmico já definido na Unifesp, com retorno das aulas em março no campus São Paulo e em abril nos demais campi, os docentes reunidos na assembleia apoiaram o dia de luta nacional, com ações de propaganda e agitação que busquem informar a comunidade universitária sobre a perda salarial da categoria e a crise orçamentária da universidade. As ações devem ocupar os campi em acordo com suas possibilidades e especificidades, com a sensibilidade de acolher e informar a comunidade que retorna às atividades após longo período de trabalho e estudo remoto. Será organizado ato público no campus São Paulo, com panfletagem e aula pública, denunciando as péssimas condições do Hospital Universitário e instalações locais.

Adunifesp