18/04 – 12h – Assembleia Geral dos Docentes da Unifesp

Realizaremos dia 18 de abril de 2024, meio-dia, nossa Assembleia Geral da Adunifesp. Enfatizamos a importância de todas e todos colegas a participarem presencialmente em qualquer um dos campi. Explicamos abaixo – até para procurar responder a algumas dúvidas de colegas – os motivos de tal presencialidade.

O link abaixo é apenas para quem quiser acompanhar a AG de forma online (sem direito a voz nem voto, o que só será garantido – como dito – a quem estiver em uma das salas presenciais).

A Presencialidade da AG

A realização de assembleias não-presenciais (online) trazem fragilidades regimentais e políticas. A diretoria da Adunifesp recebeu reclamações de docentes de mais de um campus nesse sentido: qualquer associado pode questionar a validade de decisões de AGs online por elas contrariarem o estatuto da entidade. A diretoria da Adunifesp reconheceu tal problema e decidiu retomar a presencialidade das AGs como obrigatória. Por exigência estatutária, mas também e sobretudo por motivos políticos.

O “local” do Estatuto da Adunifesp

1. Estatutariamente, o artigo XVI, Parágrafo primeiro explica que “a Assembléia Geral Ordinária ocorre sempre no primeiro trimestre de cada ano”… para dar “conhecimento das ações da Diretoria” aos associados. Neste ano, tal assembleia ordinária já ocorreu em janeiro. As demais Assembleias (inclusive a do dia 18 e as demais) são Extraordinárias, cujas características são especificadas mais ao final do mesmo artigo, após o ítem IX, Parágrafo Primeiro: “ – As assembleias gerais extraordinárias serão convocadas (…), onde constará: local, dia, mês, ano, hora…

Portanto, a AG precisa ter local especificado, o que significa que tem de ser presencial. Como aliás sempre foi, até a Pandemia. Nunca antes da Pandemia houve qualquer Assembleia não presencial – e não era por ausência de tecnologia para faze-la, pois a mesma já existia e era bem difundida há ao menos alguns bons anos antes dela.

A importância política da presencialidade na luta sindical

Mas muito mais importante que o aspecto estatutário/regimental, há um aspecto político fundamental:

1. Particularmente AGs que lidam com lutas práticas da categoria docente, como a Campanha Salarial (com ou sem greve) precisa ser presencial pois tal Campanha em si é por excelência uma atividade presencial: a AG e cada um de seus participantes têm por objetivo não apenas debater, mas acima de tudo engajar o coletivo nas tarefas organizativas e práticas – montar comitê de mobilização (com divisões de tarefas entre comissões), organizar passeata (que é presencial), ato público (que é presencial), aula pública (que é presencial), coleta de petição (que é presencial), panfletagens (que é presencial) e assim por diante.

Assim, na AG, a cada decisão aprovada, os(as) presentes tem de assumir compromissos (cada um(a) de acordo com suas possibilidades, claro) de se dedicar aos seus desdobramentos práticos, procurando participar da divisão de tarefas. E isso só pode ser feito plenamente numa AG presencial.

Universidade, democracia e presencialidade

1. Aliás, lembremos. Da mesma forma que consideramos aulas online em geral pedagogicamente inadequadas a nossos programas de graduação (e mesmo de pós) e rejeitamos a substituição indiscriminada de aulas presenciais pelo ensino remoto, o mesmo se aplicaria – mutatis mutandis – a assembleias sindicais cujo tema central é a mobilização imediata de uma campanha salarial. Claro que em casos muito particulares e excepcionais – como durante a Pandemia – tivemos que migrar temporariamente à atividades online. Mas assim que a situação permitiu, retornamos a presencialidade. Ora, no caso de Assembleia, isso é ainda mais válido.

2. Um exemplo dado por colega na penúltima AG ajuda a ilustrar um outro problema: uma pessoa que não tem qualquer compromisso com o sindicato e sua luta coletiva, nunca apareceu em reunião/assembleia antes (e nem tem a intenção de começar a participar), se conecta online, não perde seu tempo prestando atenção ao debate e sequer se dá o trabalho de ouvi-lo (deixa o computador/celular ligado, sem som, enquanto executa outros afazeres), apenas “voltando” a efetivamente participar na hora de votar (a favor ou contra greve ou alguma outra medida do tipo) – ou seja, apenas “volta” quando é chamado/avisado por algum(a) amigo/a (que participava efetivamente na AG) que chegou a hora de votar. Essa(e) colega deve ter o mesmo direito de voto que colegas que se dispõem a comparecer ao campus, participar do debate presencial para se engajar também na organização e encaminhamento das iniciativas decididas na assembleia?

3. É preciso lembrar que nossas atitudes tendem a se tornar mais descompromissadas, agressivas e muitas vezes desrespeitosas para com colegas em reuniões online do que em presenciais. É muito comum notar uma considerável elevação do grau de agressividade em redes sociais na internet de pessoas que em geral são afáveis e respeitosas em encontros pessoais/presenciais. Nas últimas assembleias, inclusive, tal agressividade levou a vários desrespeitos entre colegas. E de alguns deles(as) contra as regras de condução da própria AG (alguns abriam com certa frequência o microfone fora de seu tempo de fala, outros desrespeitavam os encaminhamentos da mesa, outros chegaram a gritar em pleno regime de votação – algo que certamente nenhum deles(as) faria em uma reunião/assembleia presencial) trazendo inúmeros problemas para a condução dos trabalhos.

Assembleias presencias, multi-campi interconectadas e simultâneas

1. Por fim, a Adunifesp tem feito um esforço para que permitir que a presença nas AGs possa se dar em qualquer um dos sete campi da Unifesp. A(o) docente não precisa ir a um campus específico (longínquo ou de difícil acesso para si). Mesmo se bem no dia/horário da AG, ele(a) não puder ir a seu próprio campus, tem ainda a possibilidade de comparecer a qualquer um dos outros seis campi. Convenhamos, não se trata de nenhuma tarefa hercúlea para quem tem de fato interesse em participar e construir as decisões e tarefas coletivas de nosso sindicato.

Conto com a compreensão e espero a presença de todas e todos na AG amanhã, dia 18.

PS1:
Os locais de assembleia presencial são os seguintes:
Campus SP: Sede da Adunifesp – Rua Napoleão de Barros, 841;
Diadema: Sala 37 – Prédio de Acesso;