30º Congresso do ANDES-SN ocorre em Uberlândia

Professores de todo país se reúnem em Uberlândia para discutir rumos da educação superior

Expectativa é que 400 docentes, representando as Seções Sindicais das instituições de ensino superior de todas as partes do Brasil, discutam durante uma semana temas relativos à universidade pública, ao trabalho acadêmico e à crítica social.

A ADUFU (Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia) abrigará, no período de 14 a 20 de fevereiro, o 30º Congresso do ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), que tem como tema central “Universidade Pública – Trabalho Acadêmico e Crítica Social”. O evento é a instância deliberativa mais importante do Sindicato Nacional e deverá contar com a presença de 400 docentes, entre delegados, observadores e convidados de várias partes do país. O congresso também inicia as comemorações pelos 30 anos de fundação do ANDES-SN.

Para a presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa Pinto, “este congresso é muito importante porque marca os 30 anos de existência do Sindicato Nacional e porque será o palco das discussões, com base na trajetória de luta traçada até aqui, das ações para o novo ano que se inicia”. De acordo com ela, o evento ocorre em um momento delicado para o movimento sindical. “O novo governo já confirmou a continuidade da política macroeconômica desenvolvida pelo governo anterior, aumentando os juros e retirando crédito do mercado. Também já sinalizou com medidas que atingem o serviço público, como a criação das empresas hospitalares, e manteve o favorecimento do empresariado em detrimento dos trabalhadores, como no caso do salário mínimo”.

A presidente do ANDES-SN ressalta que é grande a expectativa de que o 30º Congresso gere um debate rico e aprofundado, que paute ações importantes que possam impactar não só a categoria docente, mas toda a sociedade brasileira. “Nossa expectativa é que sejamos capazes de produzir as melhores resoluções de ações para que possamos estar à altura da defesa da educação pública como um direito de todos, da valorização do trabalho docente e da unidade de ação em defesa dos direitos de todos os trabalhadores do país”.

Para a diretora da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (ADUFU-SS), professora Jorgetânia da Silva Ferreira, sediar o 30º Congresso do ANDES-SN é uma honra e uma grande responsabilidade. “Esperamos que o Congresso de Uberlândia contribua para o fortalecimento de nossas lutas para os enfrentamentos que teremos em 2011” .

Impactos sociais

Um balanço da presença do ANDES-SN na vida brasileira demonstra o quanto foram importantes as reflexões e ações do movimento docente. “Este será um momento especial para revermos o quanto o Sindicato tem contribuído para a luta em prol de uma educação pública e gratuita, pelo desenvolvimento democrático do nosso país e, sobretudo, na construção de caminhos para o estreitamento das relações dos trabalhadores em uma perspectiva social classista, democrática e libertadora”, complementa Mariana Barbosa Pinto.

Além de defender a educação pública de qualidade em todos os níveis, o ANDES – Sindicato Nacional se preocupa com questões que afetam a sociedade. Historicamente, esteve à frente de importantes lutas nacionais, como a luta contra a Ditadura Militar, pela Anistia aos presos Políticos, pela Diretas Já e contra as reformas da Previdência e Universitária, entre outras. Uma das últimas questões na pauta e de interesse coletivo é o processo de privatização dos hospitais universitários, previsto na Medida Provisória 520 de dezembro de 2010.

Atualmente, o ANDES-SN possui mais de 72 mil sindicalizados de instituições de ensino superior federais, estaduais, municipais e particulares, e está representado em todo o terrirtório nacional. Desde fevereiro de 1981 luta por educação pública de qualidade, pela valorização do trabalho docente e pela autonomia das instituições públicas de ensino superior. O 30º Congresso do ANDES-SN será realizado no Anfiteatro do Bloco 3Q (Campus Santa Mônica) da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Fonte: Andes-SN