Valorização da educação pública é reivindicada em ato na Av. Paulista

A  Avenida Paulista foi palco de mais um ato pela valorização da educação pública realizado por entidades representativas de universidades e escolas federais. A manifestação, ocorrida na quarta-feira (14), reivindicou carreira e salários dignos para os profissionais da educação e a ampliação do investimento no setor para o valor de 10% do Produto Interno Bruto. O dia do ato foi escolhido em razão do primeiro encontro do Grupo de Trabalho sobre a carreira dos docentes federais, mesa de negociação que reúne representantes do governo e dos professores.

Cerca de 100 pessoas, entre docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos, fizeram uma concentração em frente ao prédio da Caixa Econômica Federal e, em seguida, caminharam até um dos edifícios vizinhos, o Banco Central. A intenção foi protestar contra a subordinação das políticas sociais às opções fiscais do governo brasileiro.

Esse foi o segundo ato promovido por entidades ligadas à educação pública, como a Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo (Adunifesp-SSind.), a Associação dos Docentes da Universidade Federal do ABC (ADUFABC-SSind.) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE). No último dia 24 de agosto mais de 500 pessoas participaram do primeiro ato, também na Paulista.

Além de São Paulo, outros estados como Espírito Santo, Pará e Paraíba, organizaram mobilizações parecidas. A iniciativa foi do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN) e de algumas de suas seções nas universidades federais. A manifestação ainda contou com a participação de trabalhadores do Judiciário federal no estado de São Paulo, que realizaram um dia de paralisação na mesma quarta-feira. A luta pela derrubada do Projeto de Lei 549/2009, que “limita” por dez anos salários e investimentos no âmbito dos serviços públicos federais, unificou as categorias da educação e do Judiciário.

Confira as fotos no link abaixo:
https://picasaweb.google.com/112523297948817071088/AtoNaAvenidaPaulistaPelaEducacaoPublicaSet2011