A sessão de agosto do Projeto Univercine exibe neste sábado (20), os documentários Na Lona, curta-metragem sobre o mundo do boxe amador, e Preto Contra Branco, média-metragem sobre uma partida de futebol de várzea que ocorre há mais de trinta anos na favela de Heliópolis. Após a projeção, o público terá a oportunidade de conversar com o diretor das obras Wagner Morales e com o jornalista Ivan Marsiglia, bacharel em Ciências Sociais e editor assistente do caderno Aliás do jornal O Estado de S. Paulo, responsável pelo argumento e roteiro do filme Preto Contra Branco. A mediação será do professor Mauro Rovai.
Desde 2010, uma parceria firmada entre a Unifesp e a Cinemateca realiza sessões educativas acadêmico-culturais voltadas para a formação de público e à discussão dos principais temas relativos às ciências humanas. A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, entre a Avenida Sena Madureira e o Metrô Vila Mariana. Mais informações pelo telefone (11) 3512-6111 (ramal 215) ou pelo e-mail [email protected]. A atividade é gratuita e a classificação indicativa desta sessão é 12 anos.
FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES:
Na Lona, de Wagner Morales
São Paulo, 2002, 35mm, cor, 26’
Documentário sobre o mundo do boxe amador. Acompanhando o treinamento de dois lutadores novatos de São Paulo, que acabarão por se enfrentar no Campeonato Estadual, o filme expõe suas expectativas e sonhos e a dura realidade dos confrontos. Depoimentos de lutadores veteranos, anônimos e campeões mundiais traçam um retrato fiel desse esporte, ao mesmo tempo belo, cruel e violento.
Preto Contra Branco, de Wagner Morales
São Paulo, 2004, 35mm, cor, 54’
A partida de futebol “Preto Contra Branco” é um duelo varzeano que acontece há mais de 30 anos na periferia de São Paulo, opondo um time formado apenas por negros a outro formado apenas por brancos, em uma alegoria da diversidade racial do Brasil. Ambos os times reúnem moradores do bairro de São João Clímaco e da favela de Heliópolis, na zona sul da capital. Desconhecida de grande parte da população da cidade, esta tradicional disputa futebolística é o foco deste documentário. Com a participação e colaboração ativa do cantor Rappin’ Hood, a produção se concentra na semana de preparação para a partida e a toma como referência para discutir o preconceito racial no Brasil. Filme produzido no âmbito do programa DocTV, do Ministério da Cultura e da TV Cultura.