Servidores fazem ato em Brasília pelo direito de greve e exigem negociação

Representantes do Comando Nacional de Greve do ANDES-SN participaram, junto com diversas categorias do funcionalismo público federal, de uma manifestação ato nesta quinta-feira (9), na Praça dos Três Poderes, em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal. A atividade faz parte do calendário de intensificação da greve dos servidores públicos federais (SPF), definido pelo Fórum das Entidades Nacionais dos SPF, que reúne representantes de 31 categorias.

Os trabalhadores do serviço público federal realizam uma das maiores greves do funcionalismo e vem enfrentando o endurecimento e intransigência do governo federal, que resiste em negociar com o conjunto da categoria e tenta, através de ações antisindicais, enfraquecer o movimento.

Um dos temas mais destacados durante o ato foi a reação contra o Decreto 7.777, editado no final de julho pela presidente Dilma Rousseff, que repassa para atividades da esfera federal para trabalhadores dos estados e municípios com o intuito de substituir os servidores em greve. Autoriza ainda a terceirização destes serviços, numa afronta direta ao direito de greve no serviço público.

As entidades alegam que além de constranger os servidores e contrariar a resolução 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da qual o Brasil é signatário, o decreto promove o desmonte e a precarização do serviço público ao autorizar o cumprimento de atividades por profissionais despreparados para as funções.

“Além de rasgar o nosso direito de greve, compromete gravemente a qualidade dos serviços prestados à população. A sociedade precisa estar ciente disto”, disse Ismael Cesar, diretor da Condsef.

Fonte: ANDES-SN