Seminários Adunifesp: O Voto e a Vida por prof. Murilo Leal

A Associação dos Docentes da Unifesp realizou em sua sede no sábado 25 de novembro de 2023 a atividade de estreia dos Seminários Adunifesp com a apresentação do livro “O Voto e a Vida” pelo autor Murilo Leal. Com a presença de docentes, comunidade universitária e convidados, prof. Murilo, docente da Unifesp na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) do campus de Osasco, apresentou o livro resultado do pós-doutorado defendido no Departamento de História da Unicamp em 2021, com o tema das eleições gerais de 1954 e 1962, em São Paulo capital, com foco na participação eleitoral de operários e operárias. Aqui o texto completo da apresentação escrito pelo Prof. Murilo para os Seminários da Adunifesp.

Com a tranquilidade e generosidade intelectual habituais, prof. Murilo guiou os presentes pela temática de sua pesquisa propondo um recorte de sua minuciosa investigação histórica para destaque: será que no período da chamada “república populista”, os trabalhadores desenvolveram estratégias eleitorais próprias de participação? Quais foram? A que resultados chegaram? Que conclusões podemos tirar dessas experiências de participação eleitoral?

A partir dessas questões orientadoras abordou os temas e problemas centrais de sua pesquisa, analisando o contexto político eleitoral paulista de 1954 com referências às atas das convenções eleitorais, aos manifestos e programas dos candidatos, partidos e frentes do período, destacando a origem de classe dos candidatos (aqueles com candidaturas deferidas e também indeferidas), sua trajetória e filiação política partidária, sempre buscando os operários, operárias ou seus representantes nesse contexto para então apresentar suas principais teses, ou “respostas hipotéticas” como preferiu formular: 1) A hegemonia político-eleitoral do projeto populista, nacionalista e desenvolvimentista de Vargas se impôs, atraindo forças do campo operário e popular e inibindo iniciativas que brotaram depois da greve dos 300 mil; 2) A forte presença do PCB no movimento sindical, operário e popular permitiu que canalizasse a energia para a frente patriótica, especialmente após o suicídio de Vargas; 3) A greves e o crescimento do movimento político dos trabalhadores foi cortado pela repressão: ilegalidade do PCB em1947, cassação dos mandatos em 1948, indeferimento de candidaturas em 1954; 4) As greves e emergência das lutas sindicais e populares no pós guerra não continham um potencial político hegemônico. A possibilidade de reconstrução da política de baixo para cima não teve forças para se efetivar; 5) As greves e a emergência das lutas sindicais e populares no pós-guerra continham um potencial político hegemônico, mas a realização desse potencial, a passagem do social ao político (a catarse, em termos gramscianos), não se processou (e não se processa) de forma unívoca ou cumulativa, mas mediada por fatores da história política e cultural, pela relação de forças entre grupos e classes, por conjunturas contingentes e dispositivos institucionais que definiram a legitimação, pelo voto operário e popular, de projetos diferentes daqueles propostos pela vanguarda reunida nos partidos de esquerda e na direção dos sindicatos. Neste sentido, a demanda por representação teria sido hegemonizada por candidatos e projetos populistas.

A atividade seguiu com importante diálogo com o público presente em que o prof. autor do livro esclareceu dúvidas, detalhou os temas e teses apresentadas assim como destacou outras partes de sua pesquisa. O lançamento do livro, sua apresentação e debate foi seguida de confraternização na sede da Adunifesp, a “casa do trabalhador docente da Unifesp”.

Temos na sede da Adunifesp alguns exemplares do livro “O Voto e a Vida” para venda, entre em contato com [email protected] para pagamento e retire sua cópia na sede (R. Napoleão de Barros, 841).

Os “Seminários Adunifesp: universidade, ciência, cultura e política”, uma atividade mensal aos sábados em sua sede para divulgação dos trabalhos acadêmicos da comunidade universitária da Unifesp, conversa, debate e confraternização. A proposta é organizar uma atividade com o tema proposto pelo docente, com formato bastante aberto, seja um debate, uma roda de conversa, apresentação de artigo ou mesmo lançamento de livros a partir de suas pesquisas. O importante é circular a palavra, dialogar com o público presente, confraternizar e ocupar a sede da associação. Estamos montando o calendário de 2024, inscreva-se aqui!