Relato da Assembleia Geral da Adunifesp de 02/06

Docentes da Unifesp reunidos em Assembleia Geral no dia 02 de junho de 2021 discutiram os ataques do governo Bolsonaro, as medidas emergenciais ao combate à pandemia, a reforma administrativa e o calendário de lutas contra o governo. Entre os encaminhamento destacam-se o apoio tirado aos atos públicos, com rigorosa orientação de segurança sanitária, tendo o dia 19/06 como próxima data de atos unificados contra Bolsonaro, Vacina a Todos, Auxílio Emergencial Já; e o esforço para exigir das autoridades a integração das categorias docentes universitários e TAEs dentre a lista das prioridades para vacinação. Leia na íntegra o relato e os encaminhamentos:

 

Relato da Assembleia Geral da Adunifesp, 02/06/2021 – 18h

1) Informes – Eleição Adunifesp; formação de chapa; formação de comissão eleitoral

2) Mobilizações:

A AG discutiu a situação política do país e da universidade pública. O debate abordou os ataques do governo Bolsonaro – cortes orçamentários às IFES, à CNPq, às medidas emergenciais ao combate à Covid (vacinas inclusive); Reforma Administrativa – e as lutas em curso, particularmente os grandes atos do dia 29 de maio em todo o país, uma inflexão na conjuntura.

a) Atos de Rua

A AG debateu os prós e contras dos atos presenciais, como os ocorridos no dia 29. Embora tais eventos tenham riscos – exigindo de seus organizadores e participantes cuidados redobrados para evitar contaminação -, chegamos a um ponto em que não há mais como esperar para protestar (ou faze-lo apenas virtualmente), pois o governo, o centrão, os mercados financeiros e a mídia conservadora aproveitam-se da ausência de protestos (devido aos receios sanitários dos movimentos sociais) para “passar a boiada” e atacar direitos e serviços públicos. Sem protestos (inclusive de rua), eles destruirão todos os direitos sociais democráticos que ainda nos restam – um risco à vida de milhões de brasileiros maior do que a própria Covid.

A AG, assim, decidiu por unanimidade adotar a seguinte posição frente aos próximos atos de rua unitários contra o governo Bolsonaro e suas políticas: a Adunifesp deve apoia-los e convoca-los; mas deve faze-lo com rigorosa e detalhada orientação de segurança sanitária. Convocaremos e chamaremos a atenção dos docentes Unifesp que:

  • os colegas são de grupo de risco (idade ou comorbidade) não deve participar presencialmente dos atos (mas são chamados a colaborar por outros meios, como na ajuda à divulgação pelas redes sociais etc);
  • os colegas que não se sentem à vontade em comparecer (independentemente de ser ou não de grupo de risco, ter ou não se vacinado) por qualquer receio (às vezes por morar com alguém de grupo-de-risco ou por outro motivo), não precisam nem devem ir. E em hipótese alguma serão cobrados ou criticados por isso. Estamos todos juntos na luta contra Bolsonaro, independente de mobilizarmos na rua ou via redes.
  • os colegas que se dispõe a ir terão todo o apoio e suporte da Adunifesp que organizará um “bloco docentes Unifesp”: marcaremos um ponto de encontro (de preferência em algum local mais afastado do centro do ato, onde não haja maiores aglomerações), com faixas e “pirulitos” para que nos encontremos. Caso aumente a aglomeração, alteraremos nossa localização (afastando-nos da concentração) e se necessário dispersaremos. Estaremos com EPIs extras (caso alguém tenha perdido etc) e orientaremos os presentes a tomar os devidos cuidados ao retornarem às suas casas.

b) Calendário de lutas

A AG decidiu aderir ao calendário de lutas dos movimentos sindicais e sociais contra a Reforma Administrativa e as políticas de Bolsonaro:

  • Adesão e divulgação de abaixo-assinados (há mais de uma versão) pela suspensão da Reforma Administrativa (PEC-32):
    https://www.change.org/p/deputado-arthur-lira-pp-al-suspens%C3%A3o-da-pec-32-2020-reforma-administrativa-na-pandemia
  • Dia 07/06: STF julga pedido de suspenção da PEC 32 feito pela Frente Servir
  • Dia 09/06: Indicativo de data para entrega à Presidência da Câmara do abaixo-assinado e do manifesto pela paralisação da tramitação da matéria
  • Semana de 7 a 10: Leitura do requerimento para formatação da Comissão Especial na Câmara. Pressão sobre parlamentares de SP a votarem contra a PEC do desmonte do Estado e da privatização dos serviços públicos (envio de e-mails etc).
  • dia 19/06: Novo ato no MASP unitário contra Bolsonaro, Vacina a Todos, Auxílio Emergencial Já!

c) Faixas em todos os Campi – a Adunifesp confeccionará Faixas em defesa da Universidade Pública e Gratuita (dizeres a serem definidos) a serem pregados em locais estratégicos com alta visibilidade ao público externo.

3) Vacinação aos docentes, TAEs e à comunidade universitária

Preocupados com o lento processo de vacinação em SP e com a urgente necessidade de nossa categoria bem como da comunidade vacinar-se, a AG considerou necessário um esforço concentrado para exigir das autoridades a integração das categorias docentes universitários e TAEs dentre a lista das prioridades. Assim, a Adunifesp está contatando (i) a Reitoria para fazer gestões junto às autoridades e (ii) demais AD’s de outras universidades públicas do estado de SP para unificarmos tal pressão.