Projeto Univercine exibe documentário Braços cruzados, máquinas paradas

O filme Braços cruzados, máquinas paradas, de Roberto Gervitz e Sergio Segall, é a atração do Projeto Univercine de agosto, que será realizado neste sábado (3), na Cinemateca Brasileira. O documentário acompanha a disputa da direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo em 1978, momento importante da história do movimento sindical brasileiro. A projeção será seguida de debate com a presença do diretor Roberto Gervitz, de Anízio Batista Oliveira (cabeça da chapa da Oposição Metalúrgica em 1978) e de Waldemar Rossi (cabeça da chapa de oposição em 1967 e 1981). A mediação do encontro será do professor da Unifesp, Murilo Leal Pereira. A entrada é franca e a classificação indicativa é 10 anos.

Desde 2010, uma parceria firmada entre a Unifesp e a Cinemateca realiza sessões educativas voltadas para a formação de público e à discussão dos principais temas relativos às ciências humanas. A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, entre a Avenida Sena Madureira e o Metrô Vila Mariana. Mais informações no site www.cinemateca.gov.br, pelo telefone (11) 3512-6111 (ramal 215) ou pelo e-mail [email protected].

FICHA TÉCNICA E SINOPSE
Braços cruzados, máquinas paradas, de Roberto Gervitz e Sergio Segall
São Paulo, 1979, 16mm, pb, 76′ | Exibição em DVD
Ao acompanhar a disputa da direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo em 1978, o filme revela a estrutura corporativa da organização sindical brasileira, criada na era Vargas e historicamente atrelada ao governo. Durante o processo eleitoral, eclodem as greves operárias do ABC. O documentário aborda essas manifestações que contribuiriam para o fortalecimento dos movimentos sociais pela democracia no país.