Plenária Unificada: as mobilizações serão conjuntas!

Representantes da Adunifesp-SSind, APG-Unifesp, DCE-Unifesp e Sintunifesp aprovam a construção conjunta de grande mobilização entre estudantes, TAEs e docentes da Unifesp em defesa da universidade pública!

No dia 19 de fevereiro de 2020 foi realizada a Plenária Unificada das Entidades da Unifesp, com a presença da Adunifesp-Ssind, APG-Unifesp, DCE-Unifesp e Sintunifesp iniciando um diálogo entre as categorias e discutindo um calendário comum de mobilizações. Com 63 presentes foram aprovados por unanimidade as seguintes ações conjuntas que devem orientar as reuniões e assembleias de cada categoria: 1) Construção da Greve Geral da Educação na Unifesp; 2) Indicativos de atos de mobilização nos campi nos dias 04 e 11 de março; 3) Pautar em assembleias locais das categorias a participação na greve geral do dia 18/03 e a construção de pauta específica; 4) Elaboração de documentos conjuntos: a) panfletos de mobilização e construção da pauta de reivindicações em defesa da universidade; b) nota de solidariedade à greve dos petroleiros; 5) Organização e participação em Debate público com o tema “educação não é mercadoria” no dia 19/03; 6) Organização de plenárias unificadas das entidades nos campi da Unifesp.

Os representantes da entidades relataram os problemas que afetam o cotidiano de cada categoria por conta dos diversos ataques do governo – corte de bolsa, limitação do orçamento, suspensão de concursos, etc. – e destacaram a necessidade de ampla mobilização e unificação dos esforços para resistir e reverter o quadro de desmonte da educação e saúde públicas. Também concordaram que a greve é um processo, resultado desse trabalho de mobilização que inicia antes mesmo do dia 18/03 e continuará depois do grande ato previsto para tal data. Encerraram a atividade convocando a todos e todas para a participação ativa na construção desse movimento em defesa da universidade pública e gratuita, promovendo discussões locais, preparando a participação no dia 18/03 e a greve nacional da educação.