Plenária Adunifesp: ensino remoto

Docentes da Unifesp reunidos em plenária virtual nessa terça-feira, dia 28/04, discutiram os aspectos pedagógicos, técnicos e políticos do ensino remoto nesse momento de crise. Com os informes qualificados de representantes do DCE da Unifesp e da UFABC, assim como da presidenta da ADUFABC e de especialistas da área reafirmaram a necessidade do debate a partir de vários cenários. Acesso abaixo a síntese das discussões e aqui o link da gravação : https://www.youtube.com/watch?v=RvaIK9HhjnM

SÍNTESE DAS FALAS NA PLENÁRIA DA ADUNIFESP

  • Retomar o ensino e preparar para distanciamento, seja atual ou intermitentes no futuro. Pensar em modelos alternativos de ensino.

É viável fazer?

  • Integralizar créditos na graduação
  • Integração dos conteúdos em função de um projeto pedagógico.

O que fazer?

  • Debate político sobre a tecnologia parado ou incipiente.
  • Infraestrutura para fazer Ensino remoto (Plataformas disponíveis)

O que superar com urgência?

  • Capacitação docente
  • Estabelecimento de critérios mínimos pedagógicos, de formatos, linguagens, meios de comunicação.
  • Desenvolver metodologias.
  • Sobrecarga docente em condição de distanciamento social

Adaptações em relação a discentes:

  • Nível de autonomia dos estudantes
  • Desigualdades: (como os estudantes conseguem aderir, de fato, não apenas por questões tecnológicas, mas também, de cotidiano, emocional)
  • O que fazer com quem tem condições de ensinar e aprender remotamente? Como incluir, quais estratégias pedagógicas para que eles sejam atendidos?
  • Formar turmas por capacidade de acesso?

Oportunismos:

  • Impor a agenda do MEC de substituir docente por materiais distribuídos verticalmente, excluir alunos de baixa renda das Universidades etc.
    Como usar a tecnologia fazendo frente a isso.
  • Desejo de deixar UC da graduação “gravada” na internet para poder ficar apenas na pós-graduação, pesquisa, preceptoria etc.

Ocorrendo e não pode ocorrer:

  • Cada professor diz o que vai fazer e é cobrado individualmente, em cima de um PPC feito por uma perspectiva completamente distinta.

Síntese:

  • Não rejeitamos alternativas, mas não faremos barbeiragens porque o governo é perdulário, mentiroso e incompetente.
  • Queremos continuar a receber e formar alunos
  • Como uma universidade de referência e referência em inclusão vai lidar com essa situação.
  • Trabalho articulado pela reitoria, apoio SEAD, planejando como promover o ensino de graduação.