Plenária Adunifesp: docentes debatem e sugerem principais alterações na minuta PDP

Docentes reunidos nesta quinta-feira, dia 28 de maio de 2020, discutiram a minuta do Plano de Desenvolvimento de Pessoas e sintetizaram as principais alterações para preservar os direitos da categoria, com destaque para a atividade fim de pesquisa. Veja a síntese das alterações que será apresentada à Reitoria da Unifesp.

Após a Adunifesp se posicionar publicamente rejeitando em sua integralidade a minuta do Plano de Desenvolvimento de Pessoas do Quadro de Pessoal Permanente (PDP), apresentada às nossas escolas e institutos por uma comissão estabelecida pela Unifesp e no geral a categoria docente ter sido contra o texto apresentado em suas congregações e reuniões locais (acesse a minuta na íntegra), a Reitoria da universidade solicitou reunião com a entidade para receber propostas de ajuste no documento. A partir daí a Adunifesp chamou plenária virtual nesta quinta-feira, dia 28 de maio de 2020, com a categoria docente, discutiu os temas mais sensíveis e sintetizou os seguintes pontos que serão apresentados à reitoria como demanda dos docentes para o PDP:

1) Criar dispositivo específico para docentes (seja como capítulo, seção, artigos em diferentes partes do documento etc., desde que contemple os pontos abaixo):

a) Excluir, da lista de ações de desenvolvimento, o afastamento docente para pesquisa, seja de campo ou como estágio de pesquisa (normalmente chamada de “pós-doutorado, que é uma forma jurídica para quem ainda não tem vínculo institucional). Tais afastamentos não serão considerados para formulação de editais internos de seleção ou para o quantitativo de 2% de teto de servidores afastados para ações de desenvolvimento;

b) Encaminhar, junto à Pró-Pesquisa e Pós-Graduação, mudança das formas de reconhecimento do caráter do pós-doutorado do docente estatutário, a ser denominado como estágio de pesquisa e os docentes participantes sejam considerados profissionais visitantes;

c) O afastamento para pesquisa externa ou estágio de pesquisa deve ser considerado como tal incluindo em centros de pesquisa no Brasil, não apenas no exterior, pois há áreas em que só é possível realizar tais intercâmbios em território nacional;

d) Criar um programa na universidade para efetivamente ações de desenvolvimento, de interesse da gestão (não da pesquisa e das áreas de conhecimento abrigadas nos departamentos) ligadas aos objetivos do PDI, esse sim com edital (p. ex. idiomas, capacitação em ensino remoto, gestão pública). O edital de processo seletivo será realizado apenas quando a universidade oferece ações de desenvolvimento (por conta própria, em parceria com outra instituição ou com a própria Escola Nacional de Administração Pública);

e) mestrado e doutorado de docente servidor permanente são necessários ao andamento da carreira, espera-se que o graduado ou mestre cumpra tais etapas com a realização de pesquisa, por isso devem ser excluídos da lista de ações de desenvolvimento no caso de pessoal permanente da categoria docente.

Docentes reunidos em Plenária no dia 28 e maio de 2020