Pelo fim imediato dos bombardeios à Gaza, pela paz e justiça!

Docentes da Unifesp, como a maioria da população brasileira, veem com apreensão, tristeza e indignação as imagens e notícias do terrível conflito israelo-palestino. A diretoria da Associação dos Docentes da Unifesp – Adunifesp, procurando exprimir um sentimento geral que percebemos prevalecer em nossa comunidade universitária, faz um chamado à paz e à justiça social.

Solidarizamo-nos assim com os trabalhadores e a população civil que se encontram em ambos os lados da linha da frente, que são – como em todas as guerras – as principais vítimas daqueles que defendem a atual ordem a serviço das grandes potências e do grande capital – de sua indústria bélica, petrolífera entre outras.

Defensores da justiça social, apoiamos a luta do povo palestino por sua soberania nacional (impedida pela ocupação ilegal imposta por Israel a seus territórios) de maneira a criar as condições à convivência pacífica entre o povo palestino e o povo judeu na região, com o respeito mútuo de seus direitos democráticos.

Juntamos assim nossas vozes a todos que no mundo exigem o imediato cessar fogo, com o fim do bombardeio à Gaza –  cuja população já sofre há décadas com um cerco ilegal, agora em muito piorado por uma criminosa decisão do governo israelense de bloqueio a entrada de suprimentos, água e combustíveis.

Convidamos a comunidade Unifesp a nos juntarmos ao ato público que ocorrerá em São Paulo neste domingo, dia 22/10, com concentração na Praça Oswaldo Cruz às 11h. Juntos, pretendemos transmitir uma mensagem de paz, de justiça e direitos humanos.

Cessar fogo imediato! Não mais ataques a civis! Fim imediato do bombardeio e cerco à Gaza!