Nota sobre a formação do Coletivo de Mobilização em Defesa da Democracia e da Universidade Pública

Nesta segunda-feira, dia 04 de abril de 2016, foi realizada a primeira reunião do Coletivo de Mobilização em Defesa da Democracia e da Universidade Pública com participantes das três categorias da comunidade acadêmica da Unifesp – docentes, TAEs e alunos.

Diante da crise política do país, das recentes arbitrariedades cometidas pelo Poder Judiciário judicializando, de maneira seletiva e abusiva, os processos políticos, prejudicando e ameaçando as práticas democráticas nacionais, setores da Unifesp estão se mobilizando em defesa da democracia, contra qualquer forma de golpismo. Manifestos têm sido lançados, assim como fóruns locais de mobilização e atividades envolvendo as três categorias da Universidade. A iniciativa da formação do coletivo propõe a ampliação e unidade de tais esforços e reforça a importância de multiplicar espaços de resistência.

Nesta primeira reunião decidiu-se formação de um Coletivo de Mobilização em Defesa da Democracia e da Universidade Pública aberto a toda comunidade acadêmica da Unifesp, contando com o apoio e participação das entidades  – Adunifesp-Ssind, APG e Sintunifesp. Foi debatido qual o seu caráter e seu escopo de ação, a partir de análises da conjuntura política nacional. Em todas as falas e participações foi ressaltada a urgência de unir esforços às frentes de resistência ao movimento golpista e os diretos desdobramentos para o futuro da universidade pública.

Como encaminhamentos iniciais ficou decidido entre os membros e representantes das entidades presentes: 1) A nomeação do grupo de “Coletivo de Mobilização em Defesa da Democracia e da Universidade Pública”; 2) Imediata criação de uma rede social de comunicação independente das entidades apoiadoras para divulgar ações e ampliar sua formação; 3) Declaração de apoio e participação na “Assembleia Popular em Defesa da Democracia e contra o golpe!”, ato chamado pela Frente Brasil Popular no dia 09 de abril no Vale do Anhangabaú em São Paul; 4) Realização de um Ato-Debate na Unifesp já na semana próxima, dia 15/04, às 19h no Auditório Marcos Lindemberg, no campus São Paulo.