Moção de repúdio à censura promovida pela Câmara Municipal de Osasco

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo (Adunifesp-SSind), junto a outras entidades e membros da comunidade do campus Osasco da Unifesp, vem expressar seu repúdio à censura promovida pela Câmara Municipal de Osasco em dois episódios recentes.

No primeiro, dois vereadores, Pastor Daniel Martins e Ribamar Silva, se manifestaram abertamente contra um evento do Conselho Municipal de Cultura em função da obra de arte utilizada para sua divulgação. A obra continha um beijo entre dois super-heróis, expressão escolhida para que pudéssemos refletir sobre sexualidade e gênero. Este poderia ser considerado um caso isolado, mas duas semanas depois, no dia 19 de outubro, os vereadores de Osasco aprovaram moção de repúdio à Secretaria de Cultura por promover a apresentação da peça de teatro “Blitz, o império que nunca dorme” (Trupe Olho da Rua – Santos) na Mostra Anual de Teatro de Rua. A moção de autoria de Rogério Santos foi motivada pela abordagem crítica que a peça traz sobre a questão das forças de segurança pública. Na ocasião, o vereador Ribamar Silva pediu a exoneração do atual secretário de cultura, Gustavo Anitelli.

A arte, assim como a ciência, é instrumento de interpretação e reflexão sobre a realidade. Ao buscar restringir a liberdade de crítica da arte, a Câmara Municipal de Osasco caminha no sentido do autoritarismo e da censura. Como membros da comunidade acadêmica, entendemos como temerárias tais ações, pois estas acabam por ferir a livre expressão e restringir a possibilidade de se questionar as estruturas e convenções vigentes. E este é o caminho para esvaziar a arte e a cultura de sua autonomia e de seu conteúdo transformador. A naturalização de práticas como as adotadas pela Câmara coloca em risco não apenas a classe artística, mas todos aqueles que se dedicam a interpretar a realidade de forma crítica e reflexiva. A censura é uma mordaça que atinge a cultura, a universidade e outros setores da sociedade.

Assim, nos manifestamos contra os ataques promovidos pela Câmara Municipal de Osasco. Repudiamos ainda a naturalização da censura, ressaltando a importância da crítica e da reflexão na construção de uma sociedade cada vez mais democrática e justa.

Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp-SSind)