Manifesto pela Democracia na escolha da próxima Reitoria da Unifesp

Nos dias 16 a 18 de dezembro, a Unifesp realizará consulta à Comunidade para manifestar o desejo democrático de quem comporá a sua reitoria na gestão de 2021 a 2025. Como sempre tem ocorrido desde a criação desta Universidade, todos os segmentos da comunidade universitária – docentes, estudantes, pós-graduandos, residentes e técnicos – serão chamados a votar em uma das três chapas que concorrem à reitoria e que se comprometeram com as regras da consulta no ato da sua inscrição. Assine no endereço: https://forms.gle/PGqyqRgwjJ7HAgNt6

A eleição de reitores e dirigentes universitários pela própria comunidade universitária de forma soberana é indispensável para garantir a autonomia científica, pedagógica e técnico-acadêmica das instituições públicas de ensino e pesquisa do País. Não há desenvolvimento científico e educacional sob tutela de governos ou de interesses privados e político-partidários de ocasião que cerceiem a liberdade de cátedra e o pensamento crítico.

Mas esta consulta soberana à Comunidade Universitária da Unifesp, tradição democrática já estabelecida desde a redemocratização do País, está sob ameaça pelo governo Bolsonaro. Desde sua posse, o governo federal recusou-se a dar posse a 18 reitores eleitos por suas comunidades universitárias. Em alguns casos, escolheu o último colocado da lista tríplice. Em outros, desrespeitando a própria lei, judicializou o processo e nomeou interventores que sequer faziam parte da lista de candidatos apreciados pelos Conselhos Universitários.

Por isso, nós, abaixo assinados, tanto membros da comunidade da Unifesp quanto da sociedade civil, nos comprometemos desde já a reconhecer como gestão legítima e democrática para o mandato 2021-2025 apenas e tão somente a chapa que ficar em primeiro lugar na consulta à comunidade universitária que ocorrerá de 16 a 18 de dezembro. As chapas que não obtiverem o primeiro lugar nesta consulta devem, portanto, não inscrever candidaturas no Conselho Universitário.

Chamamos o conjunto da sociedade brasileira a defender a nomeação da chapa vencedora da consulta na Unifesp.