Manifesto da ADUNIFESP contra as recentes arbitrariedades judiciais e em defesa da democracia

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo (Adunifesp-SSind) repudia as recentes arbitrariedades cometidas pelo Poder Judiciário que ameaçam os princípios de presunção de inocência, do contraditório e da ampla defesa, judicializando, de maneira seletiva e abusiva, os processos políticos que estão em curso em período de grave crise institucional, prejudicando e ameaçando as práticas democráticas nacionais. Reforçamos, junto às demais associações e entidades de classe, a luta em defesa da Democracia e contra quaisquer formas de golpismo.

Ao mesmo tempo condenamos veementemente o clima de perseguição e de repressão contra a livre expressão e manifestação de entidades do movimento social como vimos ontem, dia 21 de março, na PUC-SP. Não aceitaremos tal onda de criminalização das lutas sociais e de suas entidades, criminalização esta que é endossada inclusive por setores da mídia em meio à perigosa onda de autoritarismo e de violência política que toma conta do país.

Seguimos rejeitando a política econômica praticada pelo Governo Federal que, a nosso ver, ameaça a Universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Mas, inclusive, para defender a Universidade, não podemos aceitar preceitos que ameaçam a construção democrática, os direitos civis, políticos e sociais conquistados ao longo de nossa história e de cuja luta participaram, ativamente, professores, funcionários e alunos, cujas vozes voltam a se manifestar para conquistas históricas não venham abaixo.

22/03/2016

Adunifesp-SSind