Incêndio no Museu Nacional: uma tragédia anunciada pelo descaso do atual governo com a cultura, educação e ciência

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo (Adunifesp-SSind) vem a público manifestar sua indignação com a irreparável perda para educação e ciência ocasionada pelo trágico incêndio do Museu Nacional. Referência internacional em pesquisa em ciências humanas e naturais o Museu Nacional no Rio de Janeiro, fundado em 1808, pertencente a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) teve seu acervo consumido pelas chamas numa tragédia anunciada pelas condições de financiamento da educação, cultura e serviços públicos nacionais, política do atual governo que deixou a UFRJ e o Museu Nacional com orçamento completamente insuficiente para sua manutenção e cuidado.

Essa tragédia desvela o caráter da política do atual governo, que por meio de medidas como a Emenda Constitucional nº 95 tem como objetivo destruir os serviços públicos, sucateando as universidades, fazendo definhar as pesquisas, sem a preocupação com a memória, legado histórico ou mesmo oportunidades e avanços futuros, um compromisso cego com um projeto privatista que só enxerga os ganhos imediatos de parcelas reduzidas da população.

A Adunifesp-SSind se solidariza com a comunidade acadêmica, científica e todos os trabalhadores do Museu Nacional e da UFRJ e reforça sua indignação frente a brutal redução de recursos que ameaça todos os serviços públicos. O momento é de união e resistência em defesa da educação e ciência públicas.

Adunifesp-SSind