Entidades da Unifesp: 30 de Maio em defesa da educação!

NOTA CONJUNTA DAS ENTIDADES DA UNIFESP A FAVOR DA EDUCAÇÃO – ATO 30 DE MAIO


Em apenas cinco meses de Governo Bolsonaro, ocorreu uma sucessão de ataques à Universidade Pública e à autonomia universitária. O contingenciamento de 30% nas Universidades Federais fará com que o ensino superior e as pesquisas fiquem estagnadas e, desse modo, não conseguiremos avançar em ensino, pesquisa e extensão. Esses cortes refletirão diretamente no funcionamento da Universidade pois afetam o pagamento dos serviços de consumo como água, luz, telefone, limpeza e no auxílio para alunos da graduação, financiamento de bolsas de pesquisa, manutenção de laboratórios, etc. Coloca-se em risco a permanência da própria Universidade.


Os ataques foram justificados de maneira equivocada como uma “ação necessária” para equilibrar as contas do país e tendo como outra consequência a chantagem para acelerar o processo de aprovação da Reforma da Previdência.


Para o Governo, o inimigo do país é quem está inserido na educação, sejam professores, estudantes de graduação e pós-graduação, e até mesmo funcionários de instituições de ensino federais. Atualmente, o ensino público superior é responsável por 95% da produção científica brasileira. O Brasil é o 13° maior produtor de publicações de pesquisa no mundo. A Universidade Federal de São Paulo figura entre as maiores Universidades Brasileiras e da América Latina.


No dia 15 de Maio de 2019, ao menos 222 cidades brasileiras tiveram manifestações contra o contingenciamento de recursos para a educação anunciados pelo Ministério da Educação (MEC). Foi a primeira grande manifestação contra o atual Governo. A comunidade Unifesp levou mais de 4.000 pessoas para o Ato na Avenida Paulista e mostrou a importância da nossa Universidade e do ensino público superior gratuito e de qualidade.


Devido a isto, nós, entidades representativas da comunidade Unifesp, nos unimos e convocamos nossas bases para juntos lutarmos a favor da educação no próximo Ato que ocorrerá no dia 30 de maio no Largo da Batata – SP, que será o prenúncio para a Greve Geral convocada para o dia 14 de junho. Não podemos enfraquecer o movimento. Investimento em educação e ciência não é gasto.


Adunifesp-SSind – APG-Unifesp – DCE-Unifesp – Sintunifesp