Docentes elegem nova diretoria do Andes nos dias 11 e 12 de maio

O Andes-SN realiza eleição nos próximos dias 11 e 12/5 para escolha da sua diretoria para o biênio 2010-2012, período em que a entidade comemora seus 30 anos de existência. Embora duas chapas tenham se inscrito durante o 29º Congresso do Sindicato Nacional, realizado em Belém (PA), de 26/1 a 1/2, apenas a Chapa 1, “Andes Autônoma e Democrática” cumpriu, no prazo determinado pelo Regimento Eleitoral, as etapas necessárias à homologação da chapa.

Sem homologação

A chapa 2, “Andes para os Professores” teve a homologação negada, por unanimidade, pela Comissão Eleitoral Central (CEC). Os motivos foram vários. A chapa apresentou apenas 67 dos 83 nomes necessários para compor a nominata. Destes, 12 eram candidatos a secretarias regionais diferentes da base territorial das Seções Sindicais às quais estão vinculados. Por fim, 16 dos termos de compromisso entregues não eram originais ou não apresentavam documentos para comprovação da autenticidade da identidade e da assinatura.

Comissão Eleitoral Central

A CEC é presidida pelo 1º tesoureiro do Andes-SN, José Vitório Zago, e tem a secretária-geral do Sindicato, Solange Bretas, como suplente. Também integram a CEC os professores Maria do Céu de Lima (CE), Adilson Gil Tavares (PR) e Edson Domingues Fagundes (PR), eleitos pelo 29º Congresso como representantes da base. Além destes, participa o professor Antônio de Pádua Bosi, como representante da Chapa 1. O professor Adson Ferreira da Rocha, representante da Chapa 2, não pode permanecer na CEC, em razão da não homologação da chapa que representava.

Chapa 1

A única chapa apta para a disputa, “Andes Autônoma e Democrática”, tem como candidata à presidente a professora Marina Barbosa Pinto (ADUFF-SSIND), a secretário-geral o professor Márcio Antônio de Oliveira (APES-JF- SSIND), e a 1º tesoureiro o professor Hélvio Alexandre Mariano (ADUNICENTRO- SSIND). Outros 80 docentes integram a chapa.

Confira aqui a nominata completa da Chapa 1

Eleição nacional e direta

A eleição para a Diretoria do Andes-SN acontece simultaneamente em todas as regiões do país. Cada Seção Sindical constitui uma Comissão Eleitoral Local (CEL), que organiza o processo de votação e a apuração na sua base, respeitando o Regimento Eleitoral. A apuração dos votos será iniciada e concluída no dia 13/5, em horário pré-fixado pela CEL. Os resultados da apuração das Seções Sindicais devem ser encaminhados à CEC, impreterivelmente, até às 16 horas do dia 14/5. A totalização dos votos será iniciada imediatamente após o fim deste prazo. Cabe salientar que o ANDES-SN é organizado pela base da categoria, por meio das Seções Sindicais. Todos os sindicalizados votam diretamente para eleger os seus dirigentes.

Quem pode votar

De acordo com o Regimento Eleitoral, podem votar os docentes sindicalizados ao Andes-SN até 10/2 e que estavam com suas contribuições em dia até o dia 15/3. Os docentes sindicalizados via Seções Sindicais reorganizadas poderão votar desde que tenham se recadastrado até 10/2. Segundo informações repassadas à CEC pelas Seções Sindicais, cerca de 62 mil docentes estão aptos a participar do processo eleitoral.

Fonte: Andes-SN