Congresso organiza lutas do ANDES em 2012; Duas chapas concorrem à Diretoria

A capital do Estado do Amazonas, Manaus, recebeu entre os dias 15 e 20 de janeiro o 31º Congresso do ANDES-SN. O encontro foi sediado pela ADUA-SSind. e contou com a participação de quase quatrocentas pessoas, das quais 327 delegados eleitos em 67 Seções Sindicais de todas as regiões do país. Ao final do Congresso, os participantes aprovaram a Carta de Manaus, documento que sintetiza as propostas aprovadas e as diretrizes políticas para o Sindicato Nacional em 2012.

O Congresso também aprovou o regimento das próximas eleições à diretoria do ANDES-SN para o biênio 2012-2014. Duas chapas se inscreveram para concorrer. A Chapa 1 é presidida pela docente Marinalva Silva Oliveira, da Universidade Federal do Amapá, e a Chapa 2, pelo docente Ebnezer Maurílio Nogueira da Silva, da Universidade de Brasília. O pleito ocorre nos dias 8 e 9 de maio e a posse ocorrerá em julho, durante o 57º Conad, em Parnaíba (PI). A única delegada da Unifesp no encontro, professora Ana Maria Estevão, do campus da Baixada Santista, compõe a Regional São Paulo da Chapa 1.

O ANDES ainda reafirmou sua filiação à Central Sindical e Popular – Conlutas, aumentando a sua contribuição financeira mensal de 3 para 5% e defendendo que em seu próximo congresso a entidade retire a palavra “Conlutas” de seu nome, com o intuito de buscar a união com outros setores, como a Intersindical. Além disso, o ANDES intensificará sua atuação na Coordenação Nacional de Entidades dos Servidores Federais, articulando as reivindicações conjuntas do funcionalismo e definindo o período de 12 a 16 de março de 2012 como uma semana nacional de luta.

Universidade em pauta

O tema da Ciência e Tecnologia foi um dos principais debates do Congresso. Uma mesa discutiu o financiamento do setor e a plenária aprovou uma resolução contrária ao PLS Nº 518/2009, que prevê o MEC como pasta apenas da educação básica e a transferência da educação superior para o Ministério da Ciência e Tecnologia. Outra importante pauta foi a saúde no trabalho docente, convocando as Seções Sindicais a elaborarem relatórios sobre o tema em suas universidades. Além disso, será realizado, já no primeiro semestre, o IV Encontro Nacional do ANDES-SN sobre Saúde do Trabalhador.

Outro momento marcante do congresso foi a atualização do chamado Caderno 2, o documento histórico que compila a concepção de universidade do ANDES-SN. O novo Caderno é muito mais sintético, com cerca de 30 páginas, mas mantêm a essência dos conteúdos do antigo, que continha 101. Segundo o Vice-Presidente da Regional São Paulo do ANDES-SN, Francisco Miraglia, “o novo texto dá a direção estratégica de trabalho do ANDES-SN e define quais são as táticas que nós vamos usar para conseguir os nossos objetivos do ponto de vista de universidade, da interação com a produção de ciência e tecnologia, da autonomia em relação a governos e partidos, para construir uma universidade plural”, completa.

No próximo dia 02 de março, uma sexta-feira, o ANDES-SN realiza em Brasília a primeira reunião de 2012 do seu Setor das Universidades Federais. Na pauta a retomada das negociações da reestruturação da carreira docente e a articulação conjunta com as demais entidades dos servidores públicos federais. O próximo e 32º Congresso do Sindicato Nacional será realizado no Rio de Janeiro e será sediado pela ADUFRJ-SSind.

(Com informações de www.andes.org.br)