Uma manifestação das universidades federais em greve pela valorização da educação pública será realizada no centro de São Paulo, nesta terça-feira (12). O ato contará com representantes de docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos da Unifesp e da UFABC, e busca dialogar com a sociedade as principais reivindicações da paralisação que atinge instituições federais de ensino superior em todo país. A manifestação será realizada em frente à BM&F Bovespa (rua XV de novembro, 275), a partir das 11 horas. Após a manifestação, os docentes da Unifesp realizarão uma assembleia geral para debater os rumos da greve, na praça do Pátio do Colégio.
A pauta central da greve nacional dos docente, já deflagrada em 51 das 59 universidades e institutos federais, é a valorização da carreira da categoria, uma das mais desprestigiadas dentro do serviço público federal. Nesta terça (12), o ANDES-SN e representantes dos professores serão recebidos oficialmente pelo Ministério do Planejamento pela primeira vez desde o início da paralisação, em 17 de maio.
A partir de hoje (11), cerca de 30 sindicatos de diversas categorias do serviço público federal também iniciam uma greve. Entre as entidades que aprovaram o início da paralisação está a FASUBRA, representante nacional dos servidores técnico-administrativos das universidades federais. O fato pode representar o começo de uma greve geral em tais instituições como não se vê há mais de uma década. A greve estudantil já foi deflagrada total ou parcialmente em cerca de 30 federais e na Unifesp já atinge cinco dos seis campi.
Ato das universidades federais em greve pela valorização da educação pública
Quando: Terça-feira (12), às 11 horas
Onde: Em frente à Bolsa de Valores (BM&F Bovespa), rua XV de Novembro, 275
Pauta: Valorização da educação pública e da carreira docente
Assembleia Geral dos docentes da Unifesp
Quando: Terça-feira (12), às 13 horas
Onde: Na praça do Pátio do Colégio
Pauta: Rumos da greve docente na Unifesp