Adunifesp reitera seu apoio às mobilizações estudantis

Confira a íntegra da carta de apoio às mobilizações estudantis, aprovada pela Diretoria da Adunifesp. O documento foi lido ao final da Assembleia Geral dos Estudantes, realizada na última quinta-feira (28), e que reuniu quase 500 discentes de todos os Campi da Unifesp. Eles reivindicam soluções para os graves problemas oriundos do processo de expansão da Instituição.

Adunifesp reitera seu apoio às mobilizações estudantis

Desde o início da expansão da Unifesp, lutamos para que o processo garantisse qualidade educacional. Queremos deixar claro, mais uma vez, que somos e sempre fomos a favor da expansão pública do ensino superior. Porém, é inaceitável que o atual processo signifique a precarização da educação oferecida e o abandono de um projeto integrado de universidade pública que contemple, com qualidade, ensino, pesquisa e extensão.

A Adunifesp reitera sua solidariedade às mobilizações, em especial às greves de Santos e Guarulhos. Consideramos mais que legítimas as reivindicações dos discentes, que nada mais exigem do que o direito a uma educação pública de qualidade e a políticas de permanência estudantil condizentes com as suas necessidades.

Desta forma, é preciso que a Instituição dialogue imediatamente com os estudantes, para que sua pauta de reivindicações comece a ser atendida o quanto antes. Além disso, é inaceitável qualquer tipo de punição aos alunos mobilizados ou a repetição de eventos como a agressão pela Guarda Civil Metropolitana a um grupo de estudantes de Guarulhos. Exigimos, inclusive, que o caso seja investigado e que medidas sejam tomadas pela Reitoria.

Associação dos Docentes da Unifesp – Seção Sindical do Andes