12/04 – 14h – LIVE Universidade contra a censura

A Adunifesp em parceria com a Adufabc realiza no dia 12/04, às 14h, a LIVE “Universidade contra censura”, com a presença de Erika Suruagy, docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Pedro Hallal docente da Universidade Federal de Pelotas. Acesse pelos canais: Adunifesp: https://www.youtube.com/watch?v=G5u2hzZ9WzI  /   Adufabc: https://www.youtube.com/watch?v=BSEfYjTfvMs

Erika Suruagy (UFRPE) é alvo, desde janeiro deste ano, de inquérito da Polícia Federal (PF) por conta da instalação de outdoors com críticas ao governo, patrocinados pela ADUFERPE (Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco) e outros sindicatos. Os outdoors foram colocados em 2020, quando o país atingiu a marca de 120 mil mortes contabilizadas por Covid-19. Os outdoors continham a imagem de Jair Bolsonaro, vestindo capuz e foice, como se costuma representar a figura da morte, e frases como:

“Inimigo da Educação e do Povo. Mais de 120 mil mortes por Covid-19 no Brasil” e “O senhor da morte chefiando o país. No Brasil, mais de 120 mil mortes por Covid-19”
“Defenda a Educação Pública e o SUS” #ForaBolsonaro

Erika é professora da Faculdade de Educação da UFRPE e, à época da instalação das peças publicitárias presidia a UFRPE. Hoje, é vice-presidenta da entidade e, apesar da tentativa de censura, segue seu trabalho de crítica e de mobilização em defesa da educação e dos serviços públicos.

Pedro Hallal (UFPel) foi alvo de procedimento movido pela Controladoria-Geral da União (CGU), que resultou na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), por suposta “manifestação desrespeitosa e de desapreço” contra o presidente da República em pronunciamento no qual, ainda na condição de Reitor da UFPel, em 7 de janeiro último, expressou crítica ao desrespeito à vontade da comunidade acadêmica na escolha para o cargo de reitor da Universidade Federal de Pelotas. Reproduzimos abaixo a fala de nosso colega, que mobilizou a abusiva tentativa de censura:

“Nenhuma universidade do Brasil teve coragem de fazer o que a UFPel vai fazer. A UFPel vai ter a primeira dupla de reitores da história. O reitor eleito e a reitora nomeada vão trabalhar lado a lado, tomando juntos todas as decisões sobre o futuro da UFPel. Na formatura, os estudantes terão a presença dos dois [reitores], nas reuniões com entidades, com prefeitos, com outros reitores, a UFPel também será representada por uma dupla de reitores. O presidente [Bolsonaro] jamais terá sossego aqui na UFPel. Será marcado como ato de resistência histórico. Aqui não! [O] Senhor não manda absolutamente nada na UFPel, saiba isso hoje, como já lhe disse inúmeras vezes. O senhor não manda nada na Universidade Federal de Pelotas. Quem manda é a nossa comunidade, o senhor é desprezível”.

Hallal é epidemiologista e responsável pelo Epicovid, estudo que mede os índices de contaminação por covid-19 pelo Brasil e, nesta posição, contra as tentativas de censura, continua mobilizando severas críticas à gestão irresponsável e genocida da pandemia no Brasil. É uma das principais vozes da universidade pública e da ciência em defesa do #AbrilpelaVida, uma campanha pelo urgente lockdown nacional, única forma de evitar o agravamento ainda maior da tragédia humanitária e social que vivemos.

Participem!