Arquivo diários:1 de agosto de 2011

Docentes iniciam agosto com mobilização em todo o país

Os professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) iniciam o mês de agosto com mobilização em todo o país. Entre os dias 1 e 15 de agosto, as seções sindicais do ANDES-SN devem organizar rodadas de assembléias gerais, conforme o calendário aprovado no 56º Conad realizado entre 14 e 17 de julho, em Maringá (PR).

A recomendação é priorizar a realização das assembleias até 5/8. Isso porque, nos dias 6 e 7 de agosto, os representantes do setor das Ifes ser reúnem na sede do ANDES-SN em Brasília, para avaliar o movimento e as negociações com o governo. A partir deste balanço, as seções sindicais devem planejar ações, ampliando a mobilização da base com relação à Campanha 2011, e indicar para a categoria a necessidade de greve.

Para a segunda quinzena de agosto, está prevista a realização de atos nos estados e em Brasília, com amplos setores sociais e sindicais, com indicativo de paralisação nos dias 23 e 24, para exigir negociações efetivas com o governo federal e atendimento da pauta de reivindicações.

Reunião com o governo

Na próxima terça-feira, 2/8, o ANDES-SN se reúne com representantes do governo no Ministério do Planejamento (MP) para discutir a pauta de reivindicações específica dos docentes das Ifes. O foco da reunião deverá ser a contraproposta emergencial encaminhada pelo Sindicato Nacional para o MP e para o Ministério da Educação (MEC/Sesu).

Como forma de pressionar o governo, as seções sindicais foram convidadas a enviar representantes para uma vigília em frente ao prédio do MP, durante a reunião.

Fonte: www.andes.org.br

Seção Sindical recém criada, ADUFABC agradece apoio da Adunifesp

A criação da ADUFABC, no dia 06 de julho, representou um importante momento para o movimento docente nacional. A organização da nova Seção Sindical foi debatida pelos professores daquela instituição nos últimos anos e deliberada em uma Assembleia convocada e presidida pelo 1º Vice-Presidente Regional do ANDES-SN, Francisco Miraglia. Em carta, o professor Armando Caputi, Presidente da ADUFABC, agradeceu o apoio da Adunifesp e disse esperar “estabelecer uma relação de solidariedade e de compartilhamento de experiências e iniciativas”. Leia a carta completa clicando em leia mais.

A Assembleia Geral dos docentes da UFABC criou a entidade por 41 votos a favor e duas abstenções e ainda aprovou o regimento e o valor da contribuição financeira mensal dos associados, 1% da soma do Vencimento Básico e da Retribuição por Titulação. A diretoria eleita é provisória e terá até seis meses para consolidar a entidade e convocar as suas primeiras eleições diretas. A ADUFABC já foi homologada pelo ANDES-SN em seu 56º CONAD, realizado entre 15 e 18 de julho, na Universidade Estadual de Maringá, no Paraná.

Santo André, 29 de julho de 2011.

Virgínia Junqueira
Presidente da Associação dos Docentes da UNIFESP – Seção Sindical do ANDES-SN

Cara companheira,
Gostaríamos de expressar nosso mais sincero agradecimento pelo apoio que a ADUNIFESP/SSIND deu ao movimento dos docentes da UFABC para a criação da ADUFABC/SSIND. A participação de diretores da ADUNIFESP/SSIND, assim como a de diretores da Regional SP do ANDES-SN, em diversos momentos de discussão sobre nossa organização sindical, foi fundamental para que esse grupo de professores conseguisse chegar até a realização muito bem sucedida de uma assembleia de criação de nossa entidade, ocorrida no dia 6 de julho último.

Comunicamos oficialmente, que a Assembleia Geral elegeu uma Diretoria Provisória, composta pelos professores Armando Caputi (presidente), Luiz de Siqueira Martins Filho (vice-presidente), Jair Donatelli Jr. (secretário geral), Gilson Lameira de Lima (tesoureiro), e Andrea Paula dos Santos (diretora de imprensa, comunicação e cultura).

Esperamos estabelecer uma relação de solidariedade e de compartilhamento de experiências e iniciativas com a ADUNIFESP/SSIND, porque além da proximidade geográfica, temos desafios semelhantes devido às características de nossas universidades, como a atuação multicampi e seus consequentes problemas para a atividade docente.

Saudações sindicais e universitárias,
Armando Caputi
Presidente da ADUFABC-SSind.

Adunifesp-SSind. elege Conselho de Representantes para biênio 2011-2013

Entre os dias 22 e 26 de agosto a Adunifesp-SSind. realiza a eleição para o seu Conselho de Representantes para o biênio 2011-2013. O CE é uma instância deliberativa intermediária entre a Assembleia Geral e a Diretoria da Associação, sendo composto de docentes eleitos nos departamentos acadêmicos e reunindo-se a cada mês. As inscrições acontecem até o dia 12 de agosto, pessoalmente na sede ou pelo telefone da Adunifesp. Confira o edital de convocação das eleições em leia mais. Participe como candidato e/ou votando e fortaleça a Adunifesp-SSind.!

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES (CR) DA ADUNIFESP-SSIND.

BIÊNIO 2011/2013

Segundo os artigos 18 e 37 do Estatuto da Adunifesp-SSind., estamos convocando as eleições para renovação do Conselho de Representantes (CR) da nossa entidade.
Para tanto informamos:
1.    O CR é constituído por um representante titular e um suplente de cada departamento acadêmico da Unifesp, eleito pelo voto direto dos professores sócios da Adunifesp naquele departamento, na proporção de 01 (um) representante para cada 30 (trinta) docentes sócios. Os departamentos que tiverem menos do que 30 (trinta) professores sócios têm direito a 01 (um) representante titular e 01 (um) suplente;
2.    As inscrições de candidatos poderão ser realizadas na sede da Adunifesp-SSind., pessoalmente, por telefone e/ou encaminhada pelo(s) atual (ais) representante(s), no período de 29/07 a 12/08/2011. Desta forma poderemos confeccionar as cédulas de votação;
3.    Todos os PROFESSORES SÓCIOS podem se candidatar, sendo possível a reeleição dos atuais representantes;
4.    As eleições serão realizadas de 22/08 a 26/08/2011, em cada departamento, em local a ser definido pelo(s) atual (ais) representante(s) no CR;
5.    A apuração ocorrerá no dia 26/08/2011, no final da tarde na sede da Associação, pela comissão eleitoral;
6.    A posse do CR será realizada em data a ser posteriormente informada, em reunião ordinária;
7.    A comissão eleitoral estará à disposição para quaisquer esclarecimentos nos telefones da Adunifesp-SSind (5572-1776/5549-2501) e pelo e-mail secretaria@adunifesp.org.br.
8.    O CR reúne-se ordinariamente 01 (uma) vez por mês, em dia e horário a ser acordado entre os conselheiros.
O CR da Adunifesp-SSind. é órgão deliberativo e fiscal da nossa Entidade, constituindo instância intermediária entre a Assembléia Geral (AG) e a Diretoria, portanto, a nossa participação será fundamental para fortalecermos a nossa atuação. 

Saudações Sindicais e Universitárias,
COMISSAO ELEITORAL
Virgínia Junqueira
Alice Teixeira Ferreira
Raquel de Aguiar Furuie