Respeito à Comunidade da UFPB

É conhecido que é uma prerrogativa do presidente da república indicar o reitor das universidades e institutos federais. Entretanto, fazer uma indicação para o máximo cargo dessas instituições federais, em desrespeito ao resultado da consulta pública é uma afronta à autonomia e democracia universitária. #RespeitaAComunidadeDaUFPB

A Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp-SSind) vem a publico manifestar o repúdio a nomeação do reitor na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que não respeitou a votação e indicação da Comunidade Acadêmica da universidade representada em Conselho Superior (Consu). O reitor nomeado por Bolsonaro, no último dia 05 de novembro, não recebeu sequer um voto na instância superior da UFPB ficando em terceiro na indicação da comunidade, configurando a ação do governo como uma intervenção que desrespeita significativamente a autonomia e democracia universitária.

A intervenção do governo Bolsonaro faz parte de uma prática que se estende a várias outras instituições de ensino superior do país. O ataque à UFPB é um ataque a todas as universidades públicas do país e exige uma resposta e luta unificadas.

A Adunifesp-SSind manifesta também sua solidariedade e apoio aos colegas docentes e toda comunidade universitária da UFPB para mais essa luta em defesa da universidade pública.

#RespeitaAComunidadeDaUFPB

Adunifesp-SSind