20/11: Pela Vida do Povo Negro!

Docentes da Unifesp e diretores da Adunifesp se juntaram às manifestações do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, em atos culturais, antirracistas e contra o governo Bolsonaro.

Concentrados em frente ao MASP, na av. Paulista, movimentos sociais, populares, culturais e sindicais celebraram a cultura negra no enfrentamento à discriminação racial e ao genocídio do povo negro. Todas as falas e introduções culturais iniciavam e terminavam com o grito de “Basta! Fora Bolsonaro!” ecoado por todos e todas presentes.

O racismo é estrutural, a postura de não discriminação é insuficiente, a luta deve ser antirracista e dada a urgência do contexto de grave crise nacional administrada por um governo racista, o Dia da Consciência Negra, dia histórico de resistência e luta do povo negro, incorporou a urgência do Fora Bolsonaro Racista. Na Unifesp, a criação do Escritório de Ações Afirmativas foi um avanço, mas depende de um plano estratégico que estabeleça concretamente o combate à injustiça racial na instituição.