Projeto Univercine apresenta filme de Glauber Rocha

A terceira sessão de 2011 do Projeto Univercine ocorre no próximo sábado, 30 de abril, às 14 e 30, na Sala BNDES da Cinemateca Brasileira. Na ocasião será apresentado o filme O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha. Considerado uma das obras-primas de Glauber, fez com que o cineasta ganhasse o Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes de 1969. Após a projeção, um debate será realizado com os professores da Unifesp, Mariana Martins Villaça, do Departamento de História, e Sandro Kobol Fornazari, do Departamento de Filosofia. A mediação será de Mauro Rovai, também docente da Instituição.

Desde 2010, uma parceria firmada entre a Unifesp e a Cinemateca realiza sessões educativas acadêmico-culturais voltadas para a formação de público e à discussão dos principais temas relativos às ciências humanas. A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, entre a Avenida Sena Madureira e o Metrô Vila Mariana. Mais informações pelo telefone (11) 3512-6111 (ramal 215) ou pelo e-mail [email protected]. A atividade é gratuita e a classificação indicativa desta sessão é 14 anos.

FICHA TÉCNICA E SINOPSE:
O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha
Rio de Janeiro, 1969, 35mm, cor, 95’
Maurício do Valle, Odete Lara, Othon Bastos, Jofre Soares
Matador é contratado para dar fim a um grupo de jagunços sanguinários que aterrorizam um vilarejo no Nordeste. Primeiro longa colorido de Glauber, O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro é um dos projetos mais ambiciosos do diretor baiano. Lançado no auge da ditadura militar, o filme procurou levar ao grande público as ideias do Cinema Novo, apresentadas numa trama que incorpora elementos do faroeste e da literatura de cordel. Saudado por personalidades como o cineasta Martin Scorsese, recebeu o Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes de 1969. Fotografia de Affonso Beato. A Cinemateca exibe o filme em cópia restaurada.