Orientações jurídicas e Canal Fale Conosco

A Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp-SSind) compilou uma série de materiais, que já estão públicos mas dispersos, sobre como lidar com as ameaças e ataques à liberdade de cátedra nas escolas e universidades. No site da entidade no primeiro ícone do menu lateral “contra a lei da mordaça”, para quem acessa do computador, ou então dentro da seção “Assessoria Jurídica” no menu principal, para quem acessa do celular, disponibilizamos em “Orientações aos docentes – liberdade de cátedra” uma lista de diversos materiais que tratam do tema. Acesse também pelo link abaixo:

“Orientações aos Docentes – Liberdade de cátedra”

Num esforço inicial de destacar algumas orientações jurídicas essenciais preparamos o cartaz acima, compilando algumas recomendações da cartilha elaborada pelo Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos e do documento de recomendações da Assessoria Nacional do ANDES (ambos na íntegra no site da Adunifesp-SSind). Para dar continuidade a essas iniciativas de acolhimento e orientações jurídicas aos docentes precisamos de sua opinião. Entre na seção “Fale Conosco” no site da Adunifesp-SSind e preencha o formulário eletrônico com denúncias de situações de constrangimento ou então dúvidas sobre as orientações jurídicas ou mesmo sugestões de novos itens. Deste modo iremos construindo documentos melhores ajustados a nossa realidade e seguindo com os trabalhos da assessoria jurídica da entidade. Juntos podemos superar mais essa ameaça à universidade pública.

Ao longo das próximas semanas, como mais uma iniciativa neste sentido, publicaremos em nossos canais de comunicação breves textos sobre o tema, começando pelos fundamentos e princípios jurídicos da liberdade de cátedra e também da defesa da autonomia docente e universitária. Acompanhe e deixe sua opinião em nosso site e página do facebook. Se preferir encaminhe um email diretamente à secretaria da entidade ([email protected]).

Adunifesp-SSind